Impacto do Assistente de IA Cowork da Anthropic em Wall Street
O assistente de IA Cowork da Anthropic gerou grande repercussão em Wall Street nesta semana. A empresa anunciou um novo modelo, o Claude Opus 4.6, na quinta-feira (5), que visa aprimorar a eficiência do Cowork AI em tarefas de escritório e programação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso levanta preocupações sobre a possibilidade de a ferramenta substituir softwares especializados utilizados pelas empresas.
As ações de empresas de software voltadas para análise jurídica e financeira sofreram uma queda significativa nos últimos dias, impactando negativamente o mercado de ações. O Nasdaq registrou sua pior queda em dois dias desde abril, com uma desvalorização de 1,59% ao final do pregão de quinta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Especialistas questionam se a IA poderá resultar na perda de empregos para alguns trabalhadores.
Concorrência no Setor de IA
Gigantes da tecnologia, como Anthropic, OpenAI e Google, estão em uma corrida para desenvolver modelos de IA que moldarão o futuro do trabalho. A concorrente da Anthropic apresentou uma nova plataforma para criar agentes de IA que atuam como colegas de trabalho.
LEIA TAMBÉM!
A Anthropic lançou a ferramenta Cowork em janeiro.
A empresa acredita que o novo modelo ajudará a replicar o sucesso do software Claude Code, mas voltado para outras funções de escritório. Dianne Penn, chefe de gerenciamento de produtos para pesquisa, afirmou que o Opus 4.6 pode ser um divisor de águas para o trabalho intelectual.
Novidades do Claude Opus 4.6
Uma das inovações do Opus 4.6 é a ampliação da janela de contexto, que passou de 200.000 para um milhão de tokens. Essa mudança permite que o modelo processe mais informações simultaneamente, facilitando a execução de tarefas complexas, como alterações em bases de código.
Além disso, o Claude será mais eficiente em decidir quando dedicar mais tempo a uma análise ou quando responder rapidamente. A Anthropic também afirma que o novo modelo supera o GPT-5.2 da OpenAI em testes de desempenho em áreas como finanças e direito.
Integração com PowerPoint e Impacto na Indústria
A nova integração com o PowerPoint, atualmente em versão prévia para pesquisadores, permitirá que os usuários criem slides com a ajuda do Claude, que poderá ler layouts e fontes para alinhar os slides ao modelo corporativo desejado. A Anthropic garante que os arquivos manipulados pelo Claude Opus 4.6 estarão mais próximos de estarem prontos para uso na primeira tentativa.
Embora o Opus 4.6 melhore a eficiência em tarefas não técnicas, também traz melhorias para engenheiros de software. As tarefas de codificação poderão ser distribuídas entre equipes de agentes, imitando a dinâmica de uma equipe de engenharia humana.
Preocupações com o Mercado de Trabalho
O lançamento do novo modelo ocorre em um momento em que as ações de software caíram drasticamente, especialmente após a introdução de plugins para a ferramenta Cowork da Anthropic na última sexta-feira (30). Esses plugins geraram receios sobre a possibilidade de a tecnologia substituir softwares especializados em pesquisa e análise financeira.
O setor de software enfrentou um dos piores dias desde abril, com uma queda de quase 6%. Ao mesmo tempo, surgem dúvidas sobre o impacto da IA no mercado de trabalho, especialmente para cargos de nível inicial na área de tecnologia. O emprego para recém-formados em ciência da computação e matemática caiu 8% desde 2022, conforme um relatório da Oxford Economics.
Um estudo do Google, realizado em setembro, revelou que 90% dos profissionais de tecnologia utilizam IA em suas atividades. Dianne Penn destacou que a Anthropic considera essas preocupações em cada versão do Claude e em cada novo produto, citando iniciativas como o relatório Economic Index, que analisa o impacto da IA no mercado de trabalho.
