As tarifas de Donald Trump em 2025 geram impacto na economia: preços sobem, desemprego atinge 4,4% e empresas hesitam em investir. Descubra os detalhes!
Quando o presidente Donald Trump implementou novas tarifas no ano anterior, muitos economistas rapidamente alertaram sobre um possível aumento nos preços e no desemprego. Com os dados econômicos de 2025 já disponíveis, parece que essas previsões se mostraram parcialmente corretas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora os preços de algumas importações, como carne bovina, café e tomates, tenham subido consideravelmente, os aumentos gerais de preços permaneceram praticamente estáveis. No entanto, a situação do mercado de trabalho é mais preocupante. O crescimento médio mensal de empregos foi o mais baixo em décadas, exceto em períodos de recessão.
A taxa de desemprego subiu 0,4 ponto percentual, alcançando 4,4% em 2025, conforme o relatório de empregos de dezembro, divulgado em 9 de dezembro. O mercado de trabalho já estava se tornando mais restrito antes de 2025, e as tarifas abrangentes de Trump, juntamente com os ajustes subsequentes, não contribuíram para a melhoria da situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a falta de clareza sobre os próximos passos de Trump, muitas empresas decidiram suspender seus planos de contratação ou até demitir funcionários. O economista Sean Snaith, da Universidade da Flórida Central, comentou que “não há razão convincente para sair contratando em massa”, uma resposta lógica diante da incerteza.
As tarifas também mudaram a forma como as empresas avaliam a lucratividade. Dean Baker, economista sênior do Centro de Pesquisa Econômica e Política, destacou que “as empresas estão enfrentando preços mais altos, o que diminui a lucratividade, e estão hesitantes em novos investimentos, pois as tarifas tornaram muitos deles não lucrativos”.
Além disso, os consumidores estão adiando compras devido à instabilidade nas tarifas. O Federal Reserve de Richmond, em seu recente Livro Bege, relatou que várias empresas do setor manufatureiro mencionaram que seus clientes reduziram novos pedidos por causa da incerteza relacionada às tarifas.
A política comercial de Trump também deixou as empresas em um estado de paralisia. Muitas têm absorvido as tarifas mais altas sem repassar os custos aos consumidores, o que ajudou a manter a inflação sob controle. Contudo, essa situação pode mudar dependendo da decisão da Suprema Corte em um caso histórico sobre tarifas que pode invalidar as taxas mais significativas de Trump.
Se a Suprema Corte decidir a favor da invalidade das tarifas, as empresas poderão até receber reembolsos significativos pelos custos tarifários já pagos, embora esse processo possa ser demorado.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.