Imagens de satélite revelam fortificações no Irã, intensificando tensões com EUA e Israel. O que o país está escondendo? Descubra os detalhes alarmantes!
Imagens de satélite indicam que o Irã construiu uma proteção de concreto sobre uma nova instalação em uma área militar sensível, cobrindo-a com terra, conforme análise de especialistas. O país avançou nas obras em um local que teria sido alvo de bombardeios israelenses em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As imagens também revelam que o Irã enterrou entradas de túneis em uma instalação nuclear que foi bombardeada pelos EUA durante o conflito de 12 dias entre Israel e o Irã no ano anterior. Além disso, o país reforçou entradas de túneis em outra localização e reparou bases de mísseis danificadas durante o confronto.
Essas imagens evidenciam as atividades do Irã em locais que estão no centro das tensões com Israel e os EUA, enquanto o governo americano tenta negociar um acordo com Teerã sobre seu programa nuclear. O presidente dos EUA, Donald Trump, tem ameaçado uma ação militar caso as negociações não avancem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump reiterou que o país não aceitará um novo acordo nuclear que não seja justo para todas as partes. Ele mencionou o envio de um porta-aviões e caças F-35 para a região, enquanto autoridades iranianas rejeitam a ideia de negociações sob pressão.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que as conversas só ocorrerão sem ameaças. Ele também alertou que as Forças Armadas do Irã estão prontas para responder de forma imediata e poderosa a qualquer agressão contra o território, espaço aéreo ou águas iranianas.
A escalada da tensão entre Irã e EUA neste ano começou com revoltas populares no Irã devido à inflação. Durante as manifestações, Trump advertiu que responderia com força total caso o regime iraniano reprimisse violentamente os protestos, enquanto um bloqueio de internet foi imposto no país.
Ali Shamkhani, conselheiro do líder supremo do Irã, declarou que qualquer ataque dos EUA seria considerado o “início de uma guerra”.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.