Identificadores inteligentes revolucionam a logística do comércio eletrônico e do varejo integrado
Identificadores por radiofrequência e etiquetas ecológicas diminuem gastos, elevam a produtividade e reforçam modelos de economia circular.

O progresso do comércio varejista omnichannel, que une canais físicos e digitais, tem impulsionado a utilização de tecnologias focadas na logística. Dentre elas, a RFID (Identificação por Radiofrequência) se sobressai por proporcionar rastreamento em tempo real e maior controle sobre os estoques. A aplicação de etiquetas inteligentes expande a automação, diminui perdas e aprimora a experiência de compra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tecnologia gera uma identidade digital exclusiva para cada produto, possibilitando o rastreamento desde o centro de distribuição até a entrega final, com total transparência e segurança. A visibilidade em tempo real impede erros de estoque, diminui falhas humanas em inventários e aumenta a eficiência dos processos, conforme declara Thiago Cergol, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison.
Integração com lojas físicas
A tecnologia facilita a ligação entre centros de distribuição, pontos de venda e canais digitais. Segundo a Cergol, essa integração possibilita entregas a partir da loja mais próxima ou a retirada de produtos em lojas físicas. Assim, o varejo expande sua presença online sem afetar o controle do estoque.
Leia também:

Sebrae ressalta o crédito como inclusão e transformação para micro e pequenas empresas

Índice revela que o preço de carros novos diminuiu em julho pelo segundo mês consecutivo

Atendimento digital em tempo real demanda mais do que apenas velocidade
Aplicações de casos
No Brasil, a Boticário implementou RFID para monitorar toda a sua cadeia de abastecimento. A medida diminuiu em até 97% as perdas de produtos, elevou em mais de 50% a identificação de falhas latentes, reduziu 14% a força de trabalho e expandiu a receita.
A Jetrosoft, da Colômbia, implementou RFID em colaboração com a Avery Dennison. A empresa otimizou processos, monitorou bens como carrinhos plásticos reutilizáveis e elevou a transparência da cadeia logística do setor alimentício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Soluções sustentáveis
Além da eficiência, a sustentabilidade tem impulsionado novas soluções. Segundo Renato Rafael, gerente de produtos para rótulos e etiquetas da Avery Dennison na América Latina, as etiquetas Linerless (ou seja, aquelas que não possuem o papel de suporte, que é descartado após a remoção do adesivo) estão ganhando espaço. “Com isso, diminuímos resíduos, pegada de carbono e consumo de água, além de aumentar a produtividade em centros de distribuição”, explica.
A empresa também lançou a etiqueta térmica Fasson® Térmico Dry 10% PIR, fabricada com 10% de material reciclado de resíduo pós-industrial. Desenvolvida em parceria com Oji Papéis Especiais e Polpel, a solução integra o programa AD Circular, que expande a circularidade de materiais utilizados em rótulos e etiquetas.
Rafael afirma que supermercados, operadores logísticos e e-commerces são entre os maiores consumidores de etiquetas térmicas. “Com uma alternativa reciclada, livre de Bisfenol A e certificada pela FSC®, oferecemos ao mercado uma opção sustentável sem comprometer o desempenho. Ao reintegrar resíduos industriais no ciclo produtivo, fortalecemos a economia circular e tornamos as cadeias mais responsáveis”, conclui.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)