Identificação facial se torna obrigatória nos estádios do Campeonato Brasileiro
Nova medida busca aprimorar o acesso e a segurança dos torcedores.
A partir de sábado (12), com o retorno do Campeonato Brasileiro após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, será obrigatória a utilização de reconhecimento facial para o acesso de torcedores nos estádios do Brasil, com capacidade superior a 20 mil lugares, conforme a Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/2023).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O reconhecimento facial representa um marco na inovação dos clubes brasileiros. Essa tecnologia de última geração permite que os torcedores tenham uma experiência de acesso mais rápida e prática. É possível acessar apenas com o rosto, sem a necessidade de apresentar mídias físicas ou cartões, e a validação ocorre em menos de 1 segundo, conforme explica Tironi Paz Ortiz, CEO e fundador da Imply, empresa de reconhecimento facial em diversos estádios do Brasil.
A nova tecnologia proporcionou conveniência aos torcedores, além de ter, em grande parte, eliminado o cambismo. “O ingresso físico ou digital tornou-se o identificador da pessoa, por meio de um único CPF”, afirma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maior segurança
Recentemente, no jogo entre Fortaleza e Colo Colo, pela Copa Libertadores, mais de 500 torcedores chilenos, que estavam proibidos pela Justiça de acessarem o estádio, foram identificados e impedidos de adquirir ingressos para o setor destinado à torcida do Fortaleza, que utilizava tecnologia na Arena Castelão.
A tecnologia, que valida e cruza dados biométricos e documentos com bases de segurança oficiais, reforça o compromisso com a integridade e segurança dos eventos esportivos, impedindo o acesso de usuários sem permissão, acrescenta Tironi Paz Ortiz.
Leia também:
Cade aprova compra da Marcolin S.P.A. pelo VSP Optical Group sem restrições
One Piece: Netflix revela bastidores do teaser da segunda temporada
Toei Animation lança “VISION2030” com plano ambicioso de expansão global
Fontes consultadas pela reportagem indicam que esses investimentos ultrapassam os 100 milhões com a tecnologia. Estima-se que o custo total de operação, incluindo a instalação das catracas e a manutenção, varie entre 4 e 9 milhões, dependendo do tamanho de cada estádio.
O reconhecimento facial facilita o acesso do público ao estádio, tornando-o mais rápido e aumentando a segurança. Dessa forma, a implementação dessas tecnologias melhora significativamente a experiência dos torcedores, que desfrutam de mais comodidade ao comparecer ao estádio, afirma Vitor Roma, CEO da Keeggo, consultoria de tecnologia.
O Santos opera com 100% dos acessos à Vila Belmiro controlados por reconhecimento facial desde o final do ano passado. A implementação do sistema começou em junho de 2024, de forma gradual em alguns setores do estádio, e foi concluída integralmente no final de 2024. Como parte de um projeto de modernização e segurança, o sistema biométrico também será interligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O reconhecimento facial é um avanço fundamental no combate à atuação de cambistas e na garantia de mais conforto e segurança para os nossos torcedores e sócios. Já notamos uma melhora significativa neste aspecto em 2025, e também uma economia relevante ao reduzirmos fraudes nos acessos ao estádio, destaca o presidente Marcelo Teixeira.
Victor Grunberg, vice-presidente do Internacional, comenta sobre as vantagens da ferramenta: “Compreendo que a determinação de tornar obrigatório o reconhecimento facial para estádios acima de 20 mil pessoas é extremamente válida. É uma forma eficaz de controle de segurança, porque é possível identificar todas as pessoas que estão ali e evitar que em um evento privado, que é o futebol, indivíduos que têm um conflito com a lei e que potencialmente podem causar problemas dentro do estádio”.
Iniciador
O Palmeiras foi o primeiro dos grandes clubes brasileiros a adotar a tecnologia em seu estádio. Após diversos problemas com cambistas em 2022, o clube apresentou a solução em 2023, recebendo grande aceitação da torcida. Após testes em alguns setores do Allianz Parque, o equipamento passou a ser utilizado em todos os portões.
No Rio de Janeiro, os clubes maiores – Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo – já implementaram o sistema de reconhecimento facial para o acesso aos jogos. Entre os benefícios oferecidos pelo modelo está a segurança gerada para os torcedores. Por exemplo, no estádio do Palmeiras, dezenas de procurados pela Justiça já foram identificados com o auxílio da ferramenta e presos.
Sport impulsiona com projeto inovador
O torcedor do Sport poderá adquirir ingressos através do WhatsApp, sem precisar acessar sites ou aplicativos adicionais. A integração com a ElevenTickets proporcionará atendimento automatizado e inteligente, com uma interface fácil de usar e segura.
Começamos a introdução da biometria facial de forma experimental em 2023, na Ilha do Retiro. O sistema foi muito bem recebido por nossa torcida, que sentiu mais segurança ao entrar no estádio, e também por nós, que vimos o cambismo diminuir, devido aos ingressos serem ligados ao rosto do comprador e, assim, intransferíveis. Ainda assim, temos procurado sempre novas formas de modernizar o acesso de nosso público, a fim de que se torne sempre uma experiência segura e confortável.
Artilheiros brasileiros: confira os maiores destaques na disputa por pontos corridos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












