Análise do IPCA-15 Revela Inflação em Aumento
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, os dados referentes à taxa mensal do IPCA-15. O resultado apresentou um aumento significativo, elevando-se de 0,20% em outubro para 0,43% no mês de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice acumulado em 12 meses também sofreu uma correção, passando de 4,94% para 4,50% durante o mesmo período. Essa variação reflete uma desaceleração da inflação em relação aos últimos doze meses.
Os números ficaram dentro da faixa de projeções esperada pelos agentes financeiros, que variavam entre 0,17% e 0,43%. A mediana das estimativas do Poder360 situou-se em 0,19%, indicando um consenso entre os especialistas sobre a trajetória da inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A taxa anualizada, calculada até novembro, ultrapassa a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%. Ainda assim, permanece no limite superior do intervalo considerado seguro pelo CMN, que é de 4,5%. A mediana das projeções dos agentes financeiros sugere que a inflação no Brasil, medida pelo IPCA, está se aproximando da meta estabelecida.
