O Produto Interno Bruto (PIB), que representa a totalidade das riquezas geradas no Brasil, apresentou um crescimento de 0,4% no segundo trimestre de 2025, em relação ao trimestre imediatamente anterior, conforme informações divulgadas na terça-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de quatro trimestres (12 meses), o aumento é de 3,2%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou avanços de 0,5% na indústria e 0,6% nos serviços no segundo trimestre, em relação ao primeiro. A agropecuária, por sua vez, apresentou uma queda de 0,1%.
O levantamento indica aumento de 5,4% nas indústrias extrativas (setor que engloba, por exemplo, o petróleo e a mineração). Observa-se também elevação em setores de serviços, como atividades financeiras e de seguros (2,1%) e informação e comunicação (1,2%). O consumo das famílias apresentou crescimento de 0,5%.
LEIA TAMBÉM!
Haddad demonstra preocupação com projeto que simplifica a destituição do chefe do Banco Central
Comissão Europeia autoriza acordo com Mercosul e encaminha documento aos Estados-Membros
Comissão de Constituição e Justiça do Senado promove audiência sobre a redução da jornada de trabalho; grande parte dos senadores manifesta apoio à proposta
Observou-se redução em áreas como eletricidade, gás, água e esgoto (-2,7%) e no consumo governamental (-0,6%).
As exportações aumentaram 0,7% no período, enquanto as importações diminuíram 2,9%. É importante notar que, no período analisado (entre abril e junho), a tarifa americana de Donald Trump sobre produtos brasileiros ainda não estava em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital