Combustíveis e lubrificantes subiram 0,7%, ao passo que Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e tabaco apresentaram queda de 0,3%.
Duas categorias de atividades do comércio varejista apresentaram aumento nas vendas em julho em comparação com junho, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (11).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Combustíveis e lubrificantes subiram 0,7%, ao passo que Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e tabaco apresentaram queda de 0,3%.
Registrou-se retração de 2,9% em Tecidos, vestuário e calçados e elevação de 1,5% em Móveis e eletrodomésticos. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentaram crescimento de 0,6% em julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram aumento de 1%. Em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, houve declínio de 3,1%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico verificou-se redução de 0,6%.
No varejo diversificado, abrangendo setores como material de construção, veículos, motos, peças e artigos automotivos, e atacado de alimentos, o segmento de Veículos, motos, peças e acessórios apresentou crescimento de 1,8%, enquanto o setor de Material de construção registrou alta de 0,4%.
Com a revisão contínua da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), o desempenho do varejo expandido com ajuste sazonal incorpora os dados do atacado alimentício, nova área analisada.
Todavia, ainda não houve divulgação de dados individuais para o ataque de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.
O IBGE afirma que demanda um período histórico mais extenso para possuir uma base de dados consistente para divulgações ajustadas sazonalmente.
Segundo dados do IBGE, seis das oito atividades que compõem o comércio varejista apresentaram aumento nas vendas em relação ao mês anterior.
Combustíveis e lubrificantes aumentaram 1%, enquanto Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e tabaco subiram 0,4%.
Registrou-se retração de 1,5% em Tecidos, vestuário e calçados e elevação de 3,2% em Móveis e eletrodomésticos. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentaram crescimento de 3,8% em julho.
Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram aumento de 3,4%. Em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, houve queda de 4,7%, e em Outros artigos de uso pessoal e doméstico houve elevação de 1,5%.
No comércio varejista diversificado – compreendendo automóveis, materiais de construção e atacado de alimentos – o setor de Veículos, Motos, Peças e Acessórios apresentou queda de 9%, enquanto Material de Construção registrou declínio de 2,6% e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e tabaco sofreu uma retração de 7,5%.
74% dos jogadores brasileiros destinam até R$ 250 mensais para compra de jogos digitais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.