IBGE Anuncia Contratação de Mais de 39 Mil Vagas Temporárias
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá contratar, por meio de um processo seletivo simplificado (PSS), mais de 39 mil profissionais para vagas temporárias. Esses trabalhadores serão responsáveis pela coleta de dados e pela produção do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola de 2025, além do Censo da População em Situação de Rua.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A autorização para as contratações foi concedida pelo governo em dezembro. Embora o edital do processo ainda não tenha sido divulgado, uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) já definiu a distribuição de vagas e as atividades de cada cargo.
O IBGE tem um prazo de seis meses, a partir da publicação da portaria, para lançar o edital de abertura das inscrições, o que deve ocorrer até maio de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Distribuição de Vagas e Funções
O recrutamento para os censos do IBGE estará condicionado à aprovação prévia dos candidatos no processo seletivo. Ao todo, serão oferecidas 39.108 vagas temporárias, com a maioria destinada à função de Recenseador, responsável pela coleta de dados.
As contratações também incluem supervisão da coleta de dados, na função de Agente Censitário Supervisor, além de outras atividades. Confira a distribuição de vagas:
LEIA TAMBÉM!
- Analista Censitário (Apoio Técnico Especializado): 1.020 vagas
- Recenseador (Coleta de Dados): 27.330 vagas
- Agente Censitário Supervisor (Supervisão de Coleta): 4.143 vagas
- Agente Operacional Regional (Administração do Posto de Coleta): 1.286 vagas
- Agente Censitário Regional (Administração da Supervisão de Coleta): 1.286 vagas
- Agente Censitário Administrativo (Apoio Administrativo): 1.432 vagas
- Agente Censitário de Informática (Apoio de Informática): 1.446 vagas
- Agente Censitário de Qualidade (Supervisão de Qualidade): 1.165 vagas
