IBC-BR: prévia do PIB surpreende e cresce 0,40% em setembro, superando expectativas do mercado
O resultado superou as expectativas do mercado, que previa uma queda de 0,50%.
Índice de Atividade Econômica do Banco Central apresenta crescimento
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado uma prévia do PIB do Brasil, registrou um aumento de 0,40% em agosto em relação a julho. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 16, pelo Banco Central.
Esse resultado superou as expectativas do mercado, que previa uma queda de 0,50%. Em julho, o indicador havia apresentado um resultado de -0,50%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entendendo o IBC-Br
O IBC-Br é visto como uma “prévia do BC” para o PIB e serve como um parâmetro para avaliar o desempenho da economia brasileira ao longo do tempo.
Leia também:

Prévia do PIB cresce 0,4% em agosto, segundo BC; alta interrompe queda de 3 meses

TCU autoriza governo a perseguir meta fiscal em 2025 e libera R$ 31 bilhões

Mauro Vieira se encontra com Rubio em Washington para discutir tarifas e sanções
Desde março de 2010, o IBC-Br tem como objetivo, segundo o BC, mensurar a evolução da atividade econômica do país e auxiliar na formulação de estratégias de política monetária. O índice é utilizado pelos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) para analisar o ritmo da economia e o impacto da Selic no crescimento.
O Banco Central destaca que, por ser um indicador de atividade, a taxa de crescimento do IBC-Br é frequentemente comparada à do PIB. No entanto, a autoridade monetária ressalta que existem diferenças conceituais, metodológicas e de frequência de apuração entre os dois indicadores.
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.