Ibaneis: governadores não abordam anistia em reuniões de tarifaço

Emedebista se reuniu com Alckmin para discutir a sobretaxa dos Estados Unidos e solicitou uma reunião com o Fórum de Governadores.

28/07/2025 13:56

2 min de leitura

Ibaneis: governadores não abordam anistia em reuniões de tarifaço
(Imagem de reprodução da internet).

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), declarou, na segunda-feira (28), que o projeto de lei que propõe anistia para os condenados pelos crimes de 8 de janeiro de 2023 não foi incluído nas discussões do Fórum Nacional de Governadores sobre a sobretaxa dos Estados Unidos a produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não, nós não estamos tratando de anistia. Estamos tratando de temas que unem. Sabemos que, nessa questão da anistia, você nunca vai conseguir juntar o pensamento de esquerda com o de direita. Então, a nossa postura no Fórum agora é tratar de tarifas, porque eu quero o tema que una.”

A declaração foi feita após um encontro do governador com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para discutir a política de aumento de 50% sobre os produtos nacionais, proposta por Donald Trump.

Leia também:

O projeto de lei, que isenta os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, tem sido apontado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como uma maneira de resolver a crise.

Ibaneis lidera o colegiado composto pelos governadores das 28 unidades federativas e buscou as preocupações dos gestores de Alckmin, que coordena as negociações relativas à sanção, prevista para ser implementada em 1º de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibaneis declarou que a questão da anistia não foi discutida ou considerada pelo legislativo.

O Congresso Nacional tem um assunto importante a debater, e essa pressão sobre o Congresso também existe. Essa tem sido uma questão que está desunindo muito o país, às vésperas de uma eleição que se aproxima para 2026. Essa matéria da anistia nunca foi tratada dentro do Fórum de Governadores e eu espero que não venha a ser tratada também, completou.

Ibaneis solicitou a Alckmin uma reunião com os governadores para discutir as tarifas e informou que aguardaria a disponibilidade na agenda do vice-presidente. Ele também declarou que nada impede a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma reunião com o Fórum.

Em resposta à pergunta sobre a avaliação dos colegas em relação à condução das negociações pelo Executivo federal, Ibaneis declarou que essa análise ainda não foi realizada. “No entanto, há quase um consenso de que, isoladamente, nós governadores também não vamos conseguir negociar essas tarifas”, afirmou.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)