IA no emprego: 3 formas de turbinar a produtividade e impulsionar sua carreira
Profissionais com habilidades digitais avançadas têm 25% mais oportunidades de crescimento na carreira, aponta estudo do World Economic Forum.
A Inteligência Artificial e o Mercado de Trabalho
A inteligência artificial (IA) emergiu como uma ferramenta estratégica no mercado de trabalho, impulsionando a otimização de tarefas, a tomada de decisões mais precisas e o desenvolvimento de habilidades de alto valor. Dados do World Economic Forum de 2025 indicam que profissionais com habilidades digitais avançadas possuem 25% mais oportunidades de crescimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Incorporando a IA no Trabalho
Um dos principais aspectos dessa incorporação é a automação de tarefas repetitivas e administrativas. Plataformas como Notion AI, Trello com assistente inteligente ou Microsoft Copilot auxiliam na criação de listas de tarefas, definição de prioridades e distribuição de prazos, considerando a complexidade e urgência de cada atividade.
A IA identifica padrões na rotina de trabalho, sugerindo ajustes que aumentam a produtividade. Ferramentas de integração de calendários e e-mails geram alertas automáticos, evitando esquecimentos de reuniões, entregas e follow-ups. O objetivo é focar em atividades geradoras de valor, como planejamento estratégico e análise de cenários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Personalização com IA
A IA também se destaca na personalização de currículos, propostas e comunicações. Plataformas como ChatGPT ou Jasper ajustam a linguagem de documentos, destacando pontos relevantes para cada vaga ou empresa. Basta fornecer informações sobre experiência, habilidades e o cargo desejado, e a IA sugere versões otimizadas.
No caso de propostas comerciais ou apresentações, a IA reestrutura o conteúdo, resume informações complexas, sugere dados de apoio e adapta o tom para diferentes públicos, como clientes, gestores ou investidores. Essa personalização aumenta as chances de sucesso em processos seletivos ou negociações.
Leia também:
CEO do JPMorgan compartilha segredo de motivação após 19 anos no comando, comparando liderança a Tom Brady
A habilidade essencial que líderes brilhantes ignoram e que pode custar caro
O novo poder em dobro: empresas adotam liderança compartilhada para enfrentar complexidade nos negócios
Aprimorando Habilidades Técnicas
Dominar ferramentas de IA relevantes para o setor é um diferencial. Isso inclui o uso de ferramentas de geração de conteúdo (ChatGPT), softwares de análise preditiva (Power BI com machine learning) e automações de workflow (Zapier ou Microsoft Power Automate).
Ferramentas como Tableau com IA ou Google Cloud AI auxiliam na tradução de dados complexos em gráficos e recomendações acionáveis. A aprendizagem da IA, desde o básico, pode ser feita através de cursos como o da EXAME e Saint Paul.
Curso de Introdução à Inteligência Artificial
A EXAME e Saint Paul oferecem um pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao curso de pós-graduação, com foco em temas como contextualização do cenário atual da IA, principais ferramentas e conceitos, estudos de caso de empresas referências e formas de atuação do especialista em IA. O curso oferece um plano de carreira prático.
Ao final dos quatro encontros virtuais, com carga horária total de 3 horas, os participantes recebem um certificado de conclusão assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo. As vagas são limitadas, clique aqui para garantir a sua.
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












