Hugo Motta se reúne com imprensa e abre sindicância sobre ocupação da Mesa Diretora por Glauber Braga

Hugo Motta se reúne com jornalistas e anuncia sindicância para investigar a ocupação da Mesa Diretora por Glauber Braga, após ações da Polícia Legislativa.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Presidente da Câmara dos Deputados Recebe Relatos sobre Ocupação da Mesa Diretora

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (11) que se reuniu com representantes do Comitê de Imprensa da Casa. O objetivo foi ouvir relatos sobre os eventos que ocorreram durante a ocupação da Mesa Diretora pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hugo Motta também comunicou a abertura de uma sindicância para investigar a atuação da Polícia Legislativa durante os incidentes. “Recebi jornalistas do Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados para ouvir seus relatos e esclarecer os fatos ocorridos na terça-feira (9).

Informei, ainda, da abertura de uma sindicância para investigar o que aconteceu com todo rigor necessário”, declarou o parlamentar em sua conta no X (antigo Twitter).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conflito Durante a Ocupação

A Polícia Legislativa retirou Glauber Braga à força, enquanto seguranças esvaziavam o plenário e a transmissão da TV Câmara foi interrompida. Durante essa operação, jornalistas foram instruídos a recuar. Quando se recusaram, um dos seguranças começou a empurrar os profissionais de imprensa de forma agressiva, para facilitar a retirada do deputado.

Entidades representativas da imprensa classificaram a ação como autoritária. “Não podemos admitir que medidas autoritárias, que lembram períodos da ditadura militar, sejam naturalizadas e se repitam em nosso Congresso Nacional — que deveria ser a casa do povo e não de quem ataca os direitos da população”, afirmaram.

LEIA TAMBÉM!

Compromisso com a Liberdade de Imprensa

Hugo Motta já havia se comprometido a apurar “eventuais excessos” e lamentou os transtornos causados. Ele negou qualquer intenção de restringir a atuação da imprensa no plenário, reafirmando a importância da liberdade de expressão no ambiente legislativo.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile