PEC sobre Reforma da Previdência em Debate no Congresso
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE), responsável por elaborar o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a reforma da previdência, participará de uma reunião no Colégio de Líderes na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é apresentar os pontos principais do relatório, com a expectativa de que a matéria seja discutida na Comissão Especial na quinta-feira, dia 4 de dezembro de 2025.
Busca por Consenso e Legitimidade
Mendonça Filho declarou que busca construir um texto que tenha apoio de uma maioria dos parlamentares, visando representar os interesses da sociedade brasileira, e não apenas de um partido político ou governo. Ele enfatizou que o objetivo é garantir a legitimidade da mudança constitucional, evitando que a PEC seja vista como uma iniciativa apenas da oposição ou do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tensão entre Executivo e Legislativo
A sinalização de Motta ocorre em um momento de crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Executivo. A situação se agrava com o rompimento entre o presidente da Câmara e o líder do Governo na Casa, o deputado federal (PT-RJ). O presidente da Câmara argumenta que as escolhas recentes têm afetado a relação entre os poderes, enquanto o líder do Governo rebate, atribuindo a responsabilidade ao próprio Hugo Motta.
PEC e a Crise de Confiança
A discussão sobre a PEC se insere em um contexto de debate sobre a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000 por mês, proposta pelo governo. A situação reflete uma crise de confiança entre os poderes, com divergências sobre o caminho a ser seguido para a reforma da previdência e a condução do debate político no país.
