Em meio à crise política em torno do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), removeu o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) da relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), posição considerada fundamental na definição do orçamento de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O entendimento para que o relatório fosse de autoria de um petista foi estabelecido ainda na campanha de Motta à presidência da Casa.
A mídia informou à CNN que a decisão foi tomada após a pressão de partidos do Centrão. Para que o PT aceitasse a mudança, o presidente da Câmara teria concordado em nomear para a relatoria o deputado Gervásio Maia (PSB-PB), membro da base governamental.
LEIA TAMBÉM!
O parlamentar confirmou à CNN que foi convidado por Motta para relatar a LDO na quinta-feira (11). Maia é conterrâneo do presidente da Câmara e alinhado ao governo Lula. O nome foi bem recebido pelos líderes da Câmara.
Hugo deverá fornecer a Zarattini a coordenação da medida provisória elaborada pelo governo, que contempla a revisão das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e opções de compensação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil