Hugo Calderano encerra semana ideal com o título do simples em Buenos Aires

O atleta brasileiro derrotou Mizuki Oikawa, do Japão, tornando-se campeão na Argentina.

27/07/2025 19:49

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Hugo Calderano obteve, no domingo (27), seu segundo título consecutivo como simples no Circuito Mundial de tênis de mesa e o décimo do WTT na história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após obter o ouro em Ljubljana, na Eslovênia, o brasileiro concluiu o fim de semana ideal em Buenos Aires ao derrotar o japonês Mizuki Oikawa, que ocupava a 106ª posição do ranking mundial, por 4 a 1, com parciais de 11-5, 12-10, 10-12, 11-7 e 11-5.

O jogador de mesatenis não disputava partidas desde 2016, quando Calderano venceu os dois confrontos. Ao garantir a vitória contra o adversário, o terceiro melhor mesatenista do mundo retorna à Argentina com dois ouros, tendo também conquistado a vitória nas duplas mistas, e com a posição no ranking mais favorável devido aos 400 pontos acumulados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como ocorreu a partida.

Hugo Calderano iniciou a partida demonstrando grande concentração na defesa e força nos ataques, seguido por uma abertura com placar de 4 a 1.

Oikawa tentava ser agressivo para surpreender, porém as devoluções complicavam a situação do japonês. O brasileiro encerrou a parcial com o placar de 11 a 5, com a bola indo para fora.

Leia também:

Oikawa apresentou melhor desempenho no início do segundo set, com uma bela sequência de passes que resultou em 5 a 1. Calderano enfrentava dificuldades, acumulando uma desvantagem de sete pontos na parcial, com o placar 3 a 10.

O brasileiro demonstrou grande resiliência e conseguiu impedir os sete pontos do japonês. O que parecia inviável se tornou realidade, com uma virada épica para 12 a 10, marcada por oito pontos consecutivos.

Apesar do bom humor após evitar uma derrota parcial, o Calderano retomou a partida com excesso de confiança e com muitos erros, sendo colocado em desvantagem de 6 a 0.

Oikawa desejava desfazer o resultado negativo do segundo set, porém apresentou grande instabilidade e observou o adversário responder e equilibrar o placar em 7 a 7. O brasileiro perdeu um ponto de vantagem e assistiu o rival reduzir a diferença para 12 a 10.

O quarto set iniciou com maior equilíbrio. A saída do zero motivou o japonês, que se tornou mais confiante no empate. Com 6 a 6, Calderano aproveitou dois saques e encaminhou a parcial, não desperdiçando a oportunidade. Fez 3 a 1 com 11 a 7, restando um set para a conquista.

Após três sets perdidos em sequência, o brasileiro retomou o controle e obteve uma vantagem de 2 a 0. Oikawa não dispunha mais de tempo para esperar e optava pelas agressivas pancadas para se manter na disputa. Contudo, cometia excessivos erros e logo ficou em desvantagem de 7 a 2.

O brasileiro comemorou a vitória por 11 a 5, após uma bela troca de passes e um erro do adversário japonês.

Calderano disputou sua quarta final individual consecutiva e obteve seu terceiro título. Em abril, o brasileiro se tornou campeão da Copa do Mundo. No mês seguinte, sofreu a derrota na decisão do mundial. E, em junho, garantiu a medalha de ouro no WTT Star Contender Ljubljana.

Calderano já havia conquistado seu primeiro ouro ao lado da namorada Bruna Takahashi, nas duplas mistas, no sábado (26), ao derrotar os indianos Harmeet Desai e Yashaswini Ghorpade, com pontuações de 17-15, 11-7 e 13-11.

Ele já estará em ação na próxima semana no WTT Star Contender de Foz do Iguaçu, competição que deve contar com mais estrelas na modalidade.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.