Homens representam um aumento de 40% na frequência de visitas a clínicas estéticas, indicando uma transformação nos hábitos de cuidado pessoal

Especialista destaca crescimento na demanda por procedimentos faciais e capilares, com foco particular na pele negra.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O interesse de homens por procedimentos estéticos tem crescido no Brasil. A dermatologista Jessica Magalhães, especialista em cuidados com a pele negra, relata um aumento de 40% na demanda em seu consultório nos últimos anos. Essa tendência acompanha a projeção da Grand View Research, que estima um crescimento de até 9% no setor até 2030.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa da Kantar aponta que aproximadamente 72% dos homens já demonstram interesse por produtos de beleza, fomentando um mercado em expansão constante desde 2023. Além dos cuidados com barba e cabelo, há um aumento na adesão a tratamentos como toxina botulínica, transplante capilar, peeling, rinoplastia, microagulhamento e bioestimuladores de colágeno.

Tabus e mudança de comportamento

Apesar do progresso, a demanda por tratamentos faciais entre homens permanece em 17%, devido a barreiras relacionadas ao estigma da “masculinidade frágil”. Para Jéssica, a escassez de informação constitui um dos principais obstáculos. Ela explica que muitos pacientes buscam atendimento em razão de questões como foliculite, hiperpigmentação, aspereza da pele e acne.

LEIA TAMBÉM!

A preocupação com a pele é frequentemente vista como vaidade, mas está ligada ao bem-estar e à segurança em contextos sociais e profissionais, sustenta. A especialista aponta que a mudança de comportamento é motivada pelas redes sociais, pela busca de autoestima e pela valorização da imagem pessoal.

Cuidados com a pele negra

Entre homens negros, a especialista ressalta a importância de protocolos específicos para manchas, foliculite e irregularidades de textura. Ela observa que, historicamente, o preconceito ligado à figura masculina negra impedia esse público de acessar espaços de cuidado estético.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jéssica ressalta que muitos estão redescobrindo o valor de cuidar da própria pele, e isso tem impacto direto na autoestima. É um movimento que envolve representatividade e quebra de estereótipos.

Demanda sazonal e interesse prévio.

Com a proximidade do Dia dos Pais, aumenta o interesse por procedimentos para a queda de cabelo, fortalecimento da barba, controle da acne e harmonização facial. Homens dessa faixa etária têm buscado cuidados preventivos e atenção ao envelhecimento, priorizando a aparência saudável e tratamentos que preservem características naturais.

Para Jéssica, existe uma tendência contínua em direção a uma estética que valorize a individualidade, promova a segurança e incentive a aceitação da própria imagem. “Ver homens, muitos deles pais, descobrirem este espaço de cuidado, por vezes como um presente para si mesmos, também abre espaço para uma nova perspectiva sobre masculinidade e bem-estar”, conclui.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile