Homem negro falece após ser atingido por disparo de arma de segurança em Santo André (SP)

Felipe Moraes de Oliveira foi baleado na região abdominal após ser impedido de acessar o local com seu cão.

29/08/2025 12:37

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Um homem negro foi assassinado por um segurança de um mercado em Santo André, São Paulo, após tentar acessar o local com seu cachorro. O evento ocorreu na última terça-feira, 26, e uma manifestação exigindo justiça está prevista para esta sexta-feira, 29.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Felipe Moraes de Oliveira, de 29 anos, foi baleado na região abdominal após ser impedido de acessar o local com o animal de estimação. Ferido, tentou amarrar o cachorro e correu até outro estabelecimento próximo, mas não resistiu e faleceu no local.

Um perfil em rede social clama por justiça em nome de Felipe, artista visual, músico, artesão, percussionista e capoeirista. “Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias”, afirma o trecho de uma publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os familiares da vítima relatam que o segurança seria um policial que trabalhava como bico para o estabelecimento, localizado no bairro Jardim do Estádio, na região do ABC paulista. A Secretaria de Segurança Pública nega essa versão.

A pasta informou que o autor do crime foi identificado pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André e permanece preso em cumprimento a prisão temporária. “Ele não possui qualquer vínculo com nenhuma força de segurança. As investigações prosseguem para o esclarecimento dos fatos”, registrou a pasta em nota.

Leia também:

Familiares e amigos da vítima também afirmam que o mercado não se manifestou sobre o caso e que ainda teria retirado as câmeras do estabelecimento. A CartaCapital contatou o local, porém, não recebeu respostas.

Acontecerá nesta sexta-feira um ato em justiça em favor da vítima. A manifestação está agendada para as 18h na Praça Carajós, em Santo André. O protesto se encerrará em frente ao mercado onde Felipe foi atingido pelo tiro.

Fonte por: Carta Capital

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.