Homem é preso ao destruir árvores com motosserras na Amazônia
A operação identificou atividade ilegal de extração de carvão, com múltiplas instalações e madeira de origem não autorizada no Pará.
A Polícia Civil do Pará deteve, na terça-feira (19), um homem em flagrante por crime ambiental após ser localizado em uma área de extração ilegal de madeira, em Rondon do Pará, sudoeste do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o delegado Acácio Neto, diretor da força-tarefa Amazônia Segura, a operação “Amazônia Protegida” foi desencadeada por alertas de desmatamento fornecidos pela plataforma Brasil Mais.
Durante as operações, os agentes constataram uma carvoaria ilegal em operação, na qual ocorria o transporte e a queima de madeira sem a devida permissão. No local, foram identificados 57 fogões, dos quais 11 estavam em uso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A polícia apreendeu, no local, quatro motosserras munidas de lâminas, juntamente com documentos de controle e registros de produção, que fortalecerão as investigações.
Leia também:
“Europa em silêncio”, afirma André Guimarães sobre NDCs na COP30 e pressiona União Europeia por metas climáticas
Belém em alerta: Chuvas leves previstas durante toda a semana
Suspeito Investigado por Coagção Psicológica de Aluna de 15 Anos
O delegado Iuri Castro afirmou que a área demonstrava forte indício de exploração madeireira irregular. Uma parcela da madeira era empregada na carvoaria, e o restante sustentava outras atividades de exploração ilegal.
A investigação segue em curso para determinar os indivíduos envolvidos na organização do crime ambiental.
O indivíduo detido foi encaminhado à Delegacia de Rondonônia, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia solicita que a população apresente denúncias de crimes ambientais e outras irregularidades através do Disque-Denúncia 181 ou via WhatsApp, no número (91) 98115-9181, com a assistente virtual IARA. O sigilo é garantido.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












