Homem é deportado incorretamente e preso após retornar é solto nos EUA
O salvadorenho se tornou um símbolo da política de deportação em massa de imigrantes liderada pelo presidente Donald Trump.
O salvadorenho Kilmar Abrego García, deportado incorretamente dos Estados Unidos e depois devolvido ao país, foi libertado nesta sexta-feira 22 da prisão onde estava detido, informou seu advogado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ângelo Garcia, residente em Maryland e casado com uma americana, tornou-se um símbolo da política de deportações em massa de imigrantes liderada pelo presidente Donald Trump.
Foi deportado para El Salvador em março, juntamente com mais de 250 homens, a maioria deles por supostamente fazer parte de uma gangue venezuelana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posteriormente, o governo de Trump admitiu um “erro administrativo”, considerando que, em 2019, havia sido cancelada uma ordem de deportação contra ele.
Hoje, Kilmar Abrego García está solto, afirmou seu advogado, Sean Hecker, em comunicado.
Leia também:
Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China
Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico
Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão
Ele segue para Maryland para se reunir com sua família após ter sido preso, deportado e encarcerado ilegalmente, tudo por causa do ataque retaliatório do governo contra um homem que teve a coragem de resistir aos constantes ataques ao Estado de Direito, prosseguiu.
“Ele é grato que seu acesso aos tribunais americanos lhe garantiu o devido processo”, acrescentou Hecker.
Ângelo García foi finalmente repatriado aos Estados Unidos em junho, mas o governo de Trump iniciou imediatamente um processo contra ele no estado do Tennessee por supostamente facilitar a entrada ilegal de migrantes.
Um juiz do Tennessee determinou que ele deveria ser solto enquanto aguarda julgamento neste caso, cujo início já está programado para o dia 27 de janeiro de 2026.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












