Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal ao transportar 600 filhotes de jabutis, em um ônibus interestadual. Os animais estavam em malas no bagageiro do veículo, com destino à Baixada Fluminense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incidente ocorreu na BR-116, em Teresópolis, na região serrana do Rio.
O indivíduo partiu de Feira de Santana (BA) com os animais, com destino a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde os venderia em uma feira popular no fim de semana. Cada animal da espécie é comercializado no mercado clandestino por cerca de 700 reais.
LEIA TAMBÉM!
Ele admitiu ter recebido uma quantia em dinheiro. O homem declarou, ainda, aos agentes da PRF que já fora preso por esse mesmo delito em 2015.
Alguns filhotes faleceram em razão das péssimas condições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A conduta integra crime ambiental devido ao transporte de animais silvestres sem autorização, sujeita a multas e apreensão, conforme a Lei de Crimes Ambientais.
A sanção aplicável é a prisão de seis a doze meses, além de multa, que pode ser elevada em situações envolvendo espécies raras, aquelas ameaçadas de extinção, ou quando o delito for praticado em época restrita à caça, noturnamente, mediante abuso de permissão ou em área de preservação.
O caso foi direcionado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
Fonte por: Carta Capital