A Polícia Civil e Militar do Rio de Janeiro iniciaram, na manhã de quarta-feira (13), a Operação Contenção, visando combater a expansão territorial do Comando Vermelho na Zona Oeste. A ação está concentrada na comunidade da Jardim Azul, em Jacarepaguá, área que antes era controlada por milicianos e que hoje é palco de conflitos pelo tráfico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Civil informou que entre os sete presos e três apreendidos está Josuel Gonçalves dos Santos, também conhecido como “Da Bahia”.
Foi socorrido após sofrer ferimentos em confronto e levado a um hospital da região. Josuel é procurado pela Bahia, com 48 antecedentes criminais, e figura como um dos principais criminosos envolvidos em roubos de veículos em Jacarepaguá e na Grande Tijuca.
LEIA TAMBÉM!
Em 2020, ele foi detido na Barra da Tijuca por estar envolvido em uma organização criminosa que praticava roubo de veículos.
O balanço parcial da operação também aponta a apreensão de dois fuzis, duas pistolas, um revólver, munições, carregadores, granadas e cadernos de anotações do tráfico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dois suspeitos faleceram em confronto, e entre os detidos, constam dois seguranças do traficante Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, que é apontado como um dos líderes do Comando Vermelho na Zona Oeste.
A Operação Contenção mobiliza unidades especializadas da Polícia Civil e da Polícia Militar, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e setores de inteligência. O objetivo é restringir o avanço territorial da facção, executar mandados de prisão e reunir evidências para desmantelar a logística, o financiamento e a estrutura operacional do grupo criminoso.
O delegado Álvaro Gomes, responsável pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), ressaltou que o arresto de Josuel simboliza a remoção de uma “liderança” relevante no âmbito criminal.
As organizações criminosas, como o Comando Vermelho, são hoje muito mais do que simples traficantes de drogas, representando verdadeiros narco-terroristas. Nós os encontraremos onde quer que estejam, declarou.
O tenente-coronel Marcelo Corbage, comandante do Bope, afirmou que a operação foi planejada para neutralizar vias estratégicas empregadas pela facção.
É uma área difícil, de mata, que monitoramos há algum tempo. Montamos um trabalho detalhado e esperamos o dia e a hora ideais para agir.
A Secretaria Municipal de Educação relatou que 11 escolas foram afetadas na Cidade de Deus e outras seis na Gardênia Azul. A Secretaria Estadual de Educação comunicou que uma escola estadual teve que ser interditada na região.
Quatro unidades de saúde municipais que atendem às duas comunidades suspenderam o início do atendimento e avaliam o momento adequado para a retomada.
Fonte por: CNN Brasil