Otimismo e Desafios na Indústria Automotiva
Em meio aos alertas de montadoras sobre a paralisação de atividades devido à escassez de chips, Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, expressa otimismo nas negociações do governo brasileiro com a China. No entanto, ele enfatiza que a situação ainda não está resolvida.
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“Todo esse problema que envolve os chips tem um potencial gigantesco de romper com o cenário produtivo planejado para este ano. A ameaça é muito grande”, afirmou Zola em entrevista ao CNN Money. Ele destacou que, enquanto os chips não chegarem, o problema persistirá e o risco não terá sido totalmente eliminado.
Cenário Global da Crise de Chips
A crise de chips se agravou após a intervenção do governo holandês em uma empresa chinesa que opera na Holanda, controlando 40% do mercado mundial de chips essenciais para veículos flex. Em resposta, o governo chinês suspendeu a exportação de semicondutores produzidos em sua fábrica.
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Nesse cenário, China e Estados Unidos anunciaram um acordo comercial que pode abrir caminhos para a resolução do problema. Zola alertou que linhas de montagem podem ser afetadas em menos de uma semana sem peças, mas a expectativa é que os chips cheguem em até três dias.
Lançamento da Leapmotor no Brasil
A Leapmotor, marca chinesa da Stellantis, inicia suas operações no Brasil neste mês. A partir de terça-feira (4), os veículos estarão disponíveis para compra em quase 40 concessionárias no país. O investimento previsto é de R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, o maior da história da indústria automotiva sul-americana, segundo a Stellantis.
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A chegada da Leapmotor no mercado brasileiro não visa vendas massivas e rápidas, ao contrário de outras marcas chinesas. A estratégia, conforme Zola, é focar no crescimento da participação de mercado. “É uma subida de escada, não uma subida de elevador”, concluiu.
Os primeiros modelos da Leapmotor a serem comercializados na região incluem os SUVs C10 Elétrico (BEV) e C10 Ultra-Híbrido (REEV).
