Henrique Marques faz história e conquista medalha de ouro no Mundial de Taekwondo

Brasileiro conquista medalha de ouro histórica para o país nesta segunda-feira (27)

27/10/2025 11:27

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Brasil brilha no Mundial de Taekwondo em Wuxi, China

O Brasil continua se destacando no Mundial de Taekwondo realizado em Wuxi, na China. Após Maria Clara Pacheco confirmar seu favoritismo como líder do ranking, Henrique Marques conquistou a inédita medalha de ouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O atleta brasileiro venceu o representante local Qizhang Xiang na final da categoria até 80kg, com um placar de dois rounds a zero, nesta segunda-feira (27). Ele se tornou o primeiro homem do país a conquistar esse título.

Antes desta edição do Mundial, o Brasil contava apenas com uma medalha de ouro, conquistada por Natália Falavigna em 2005. Maria Clara Pacheco brilhou na sexta-feira (24) e inspirou seus compatriotas a se destacarem na competição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Henrique Marques celebra a vitória

“Estou muito feliz com essa conquista e com meu desempenho em quadra. Tudo isso é resultado de muito trabalho. Esse foi o primeiro passo e, se Deus quiser, em Los Angeles 2028 [Olimpíada], seremos campeões novamente”, declarou Henrique Marques em entrevista após a vitória.

A conquista de Henrique representa uma vitória da superação e persistência. Em 2023, aos 19 anos, ele foi diagnosticado com uma grave arritmia cardíaca, o que quase o levou a se aposentar das competições.

Leia também:

Após uma cirurgia, ele retornou aos treinos e provou que seu talento no taekwondo não era por acaso. O carioca de Itaboraí enfrentou cinco lutas em Wuxi até chegar à final contra o atleta local. Henrique foi selecionado para o Mundial pela Confederação Brasileira de Taekwondo, que optou por sua participação em vez de Maicon Siqueira.

Próximos desafios para o Brasil

O Brasil retorna às competições nesta terça-feira (28) em Wuxi, com João Vitor Diniz na categoria até 68kg e Milena Titoneli representando o país na categoria até 67kg. Ambos, como cabeças de chave, entram na segunda rodada sem lutar na primeira.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.