O Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração (HCor) começou a procurar voluntários para participar de um estudo clínico inovador que visa revolucionar o tratamento de doenças cardiovasculares. A pesquisa avaliará a eficácia de um comprimido que integra diversos medicamentos empregados no controle da pressão arterial, colesterol e coagulação sanguínea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa, que envolverá até 10 mil pacientes com acompanhamento por quatro anos, também avaliará a eficácia da Colchicina, um medicamento com ação anti-inflamatória. O objetivo principal é otimizar a rotina dos pacientes, possibilitando que utilizem apenas uma dose para o tratamento de diversas condições cardiovasculares.
Critérios de participação
Indivíduos com 45 anos ou mais que já passaram por infarto, acidente vascular cerebral ou problemas decorrentes de obstrução das artérias podem participar do estudo. A pesquisa será realizada em diversos centros de pesquisa em diferentes estados brasileiros, sem a necessidade de deslocamento até São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
Segundo Pedro Barros, pesquisador médico do HCor e coordenador do estudo, as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes no mundo. “Temos diversas intervenções que podem reduzir esse risco cardiovascular, mas quando o paciente precisa usar um número grande de medicamentos, isso é um desafio para a adesão”, explica.
O conceito da polipílula emerge como uma solução tanto para pacientes quanto para médicos. “A estratégia da polipílula, embora sejam medicamentos conhecidos, deve melhorar a inércia do médico na prescrição do medicamento, mas também a adesão do paciente, obtendo assim o benefício completo na redução do risco cardiovascular”, afirma Barros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aumento da temperatura está associado ao crescimento no número de ocorrências de acidente vascular cerebral, segundo estudo.
Fonte por: CNN Brasil