Hamas se prepara para eleger novo líder em meio a crise, com Khalil al-Hayya e Khaled Meshaal como principais candidatos. Entenda os desdobramentos!
O Hamas está prestes a escolher um novo líder ainda neste mês, sendo esta a primeira eleição desde a morte de Yahya Sinwar, ocorrida em 2024 durante uma operação israelense. A informação foi confirmada à Reuters por duas fontes ligadas ao grupo palestino, que controla a Faixa de Gaza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Khalil al-Hayya e Khaled Meshaal são os principais candidatos para assumir a liderança do Hamas em um momento crítico, já que a organização enfrenta um enfraquecimento após dois anos de conflito com Israel e pressão internacional para se desarmar.
Ambos residem atualmente no Catar e fazem parte de um conselho de cinco membros que assumiu o comando do grupo após a morte de Sinwar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as fontes, o processo eleitoral já está em andamento. O novo líder será escolhido por meio de voto secreto no Conselho da Shura, que conta com cerca de 50 membros do Hamas, distribuídos entre a Faixa de Gaza, a Cisjordânia ocupada e o exílio.
Além da escolha do novo líder, o Hamas também deverá eleger um vice-líder. Apesar de haver defensores de uma liderança coletiva, membros do grupo afirmam que há uma determinação em finalizar as eleições.
Analistas consideram Meshaal como representante de uma ala mais pragmática, com boas relações com países sunitas. Por outro lado, Hayya, que é o principal negociador do Hamas, é visto como próximo do Irã. Os Estados Unidos defendem que o Hamas se desarme como parte de um plano de cessar-fogo, que prevê a administração de Gaza por um governo palestino tecnocrata sob supervisão internacional.
No entanto, o grupo rejeita a ideia de entregar suas armas, afirmando que essa questão deve ser debatida entre os palestinos.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.