Organização palestina destacou o desejo por um entendimento que assegure o encerramento do conflito e a demarcação dos militares israelenses do território.
O Hamas declarou nesta quarta-feira (2) que está analisando o projeto de acordo de pausa proposto pelos Estados Unidos para a Faixa de Gaza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na terça-feira (1°) que Israel concordou com as condições necessárias para um cessar-fogo de 60 dias com o Hamas, após uma reunião entre seus representantes e autoridades israelenses.
Ele enfatizou que a proposta seria a “última” e avisou que “as coisas piorariam” se o Hamas não aceitasse o documento.
O grupo palestino analisa propostas de cessar-fogo provenientes dos mediadores Egito e Catar, buscando um acordo que assegure o término do conflito e a remoção das forças militares israelenses de Gaza.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, solicitou a eliminação do Hamas em seus primeiros comentários públicos desde o anúncio de Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não haverá Hamas. Não haverá ‘Hamastão’. Não vamos voltar a isso. Acabou”, afirmou.
As declarações de ambos os lados do conflito reiteraram posições que já haviam sido destacadas anteriormente, sem oferecer informações sobre como um acordo poderia ser alcançado.
Há uma crescente pressão pública sobre Netanyahu para que alcance um cessar-fogo permanente e encerre o conflito, que já dura quase dois anos.
Os ataques dos Estados Unidos e de Israel a instalações nucleares no Irã e o acordo de cessar-fogo após o conflito de 12 dias entre Israel e Irã influenciaram o Hamas, que conta com o apoio do governo iraniano.
Os líderes israelenses consideram que, com o Irã enfraquecido, outros países da região têm a chance de aproximarem-se de Israel.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.