Haiti conquista vaga na Copa do Mundo, mas enfrenta restrições nos EUA
Na terça-feira (18), o Haiti garantiu sua participação na Copa do Mundo, celebrando um dos maiores feitos de sua história recente. No entanto, essa classificação trouxe à tona um desafio conhecido pelo país: a proibição de entrada nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra nação que enfrenta restrições semelhantes e também estará no Mundial é o Irã. Embora os jogadores da seleção iraniana possam competir devido a uma exceção para atletas em grandes eventos esportivos, torcedores, familiares e jornalistas que desejam acompanhar a equipe continuam impedidos de entrar no país.
Implicações para o futebol haitiano
Se o Haiti jogar em solo americano, a equipe poderá estar isolada do apoio de sua comunidade. Para evitar controvérsias, é provável que o país opte por jogar no Canadá ou no México.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As restrições já impactaram o futebol haitiano nos últimos anos. Em 2023, diversos jogadores do Violette AC tiveram seus vistos negados para um jogo contra o Austin FC na Liga dos Campeões da Concacaf, obrigando o clube a recorrer a atletas amadores.
No ano anterior, o Cavaly desistiu da mesma competição por não conseguir permissão para enfrentar o New England Revolution.
LEIA TAMBÉM!
Contexto das políticas migratórias
O endurecimento das políticas migratórias se intensificou durante a campanha presidencial de 2024. Embora as alegações tenham sido desmentidas, contribuíram para um clima de hostilidade e reforçaram o argumento de ameaça à segurança nacional utilizado no decreto.
