Relação Brasil e EUA Melhora Após Encontro em Nova York
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou nesta quarta-feira (24) a melhora na relação entre o Brasil e os Estados Unidos, mesmo em um cenário de desafios. “Podemos constatar que estamos batendo recorde em produção agrícola e em exportação. Mesmo esse ano, em uma relação inicialmente conflituosa, mas que já está sendo superada com os EUA”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações foram proferidas durante uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados. A situação, segundo Haddad, demonstra um cenário positivo para a economia brasileira, impulsionada pela produção e exportação de alimentos.
Encontro em ONU Sinaliza Melhoria nas Relações
O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, ocorrido na última terça-feira (23) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, foi um marco importante. Durante a conversa, Trump propôs um novo encontro na próxima semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Planalto confirmou a aceitação imediata da proposta por parte do presidente Lula. A rápida interação entre os líderes americanos e brasileiros gerou expectativas de uma retomada das relações bilaterais, que haviam enfrentado tensões nos últimos anos.
Trump Comentários Enfatizam “Química” e Potencial de Parceria
O presidente Donald Trump, durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, reforçou a impressão de uma relação positiva. Ele mencionou a “química” com Lula e a breve duração da conversa, de cerca de 20 segundos.
LEIA TAMBÉM!
Trump ressaltou que, apesar da brevidade, a interação foi produtiva e sinalizou que o Brasil pode ter um bom desempenho se trabalhar em conjunto com os Estados Unidos. Ele complementou, afirmando que “gosta” de Lula e que “gosta de fazer negócios com pessoas de quem gosta”.
