Gustavo Petro e Donald Trump se encontram na Casa Branca após ano de tensões entre Colômbia e EUA

Gustavo Petro e Donald Trump se encontram na Casa Branca em um momento decisivo para as relações entre Colômbia e EUA. Descubra os detalhes dessa reunião!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Encontro entre Gustavo Petro e Donald Trump na Casa Branca

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se encontra nesta terça-feira (3) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington D.C. O encontro, agendado para às 13h, no horário de Brasília, e 11h no horário local, ocorre após um ano repleto de tensões entre os dois países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Presidência da Colômbia, a agenda de Petro inclui atividades políticas, acadêmicas e empresariais, além de encontros com a comunidade colombiana nos EUA. O presidente fará uma palestra sobre mudanças climáticas na Universidade de Georgetown e se reunirá com líderes do setor cacaueiro, abordando temas como comércio, sustentabilidade e promoção internacional do produto.

Diálogo político e relações bilaterais

Petro, que obteve um visto espacial após ser incluído na chamada “lista Clinton”, também se reunirá com congressistas americanos para fortalecer o diálogo político e legislativo entre os países. Além disso, ele terá um encontro com a diáspora colombiana na Biblioteca Martin Luther King.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Donald Trump expressou expectativa para a reunião, destacando que Petro tem sido “muito gentil nos últimos um ou dois meses”. O presidente americano comentou sobre a mudança de atitude do líder colombiano, que anteriormente era crítico, mas se tornou mais simpático após a operação na Venezuela.

Histórico de tensões e reviravoltas

Nos últimos meses, as relações entre os dois líderes foram marcadas por trocas de insultos e ameaças. Trump havia criticado Petro por não conter a produção e o tráfico de drogas provenientes da Colômbia. Contudo, após uma conversa telefônica em janeiro, o presidente dos EUA adotou um tom mais amigável, sinalizando uma mudança nas interações entre ambos.

LEIA TAMBÉM!

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Sair da versão mobile