Guimarães critica a alta taxa como reflexo do bolsonarismo
Líder do executivo declara que o país optou por consolidar a democracia; setores da oposição cobram medidas de Lula e Bolsonaro propõe indultos.

O presidente da Câmara, José Guimarães (PT-CE), declarou na segunda-feira (14.jul.2025) que a taxa de 50% aplicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), sobre produtos importados do Brasil, evidencia o enfraquecimento da oposição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O reajuste tarifário de Trump evidenciou o abandono do bolsonarismo e a opção inegável do Brasil pelo fortalecimento da democracia e pela defesa de nossas instituições. O Brasil está revertendo as ameaças à democracia e ao futuro próspero, justo, solidário e livre da nação brasileira, que nós construímos.
Ao anunciar a taxa adicional, em 9 de julho, Trump justificou a medida com base no tratamento que o governo brasileiro dispensou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado por tentativa de golpe de Estado.
Leia também:

Aprovação de Lula impulsiona maior crescimento nos últimos 12 meses após aumento tarifário de Trump

Ghiggia, responsável pela morte do Brasil em 1969, faleceu há uma década, precisamente em 16 de julho

A partir de 2026, escolas do Reino Unido ministrarão aulas obrigatórias sobre a misoginia
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é aliado de longa data, solicitou articulação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que não era viável o petista “se esconder atrás de Bolsonaro”.
Em seguida, alterou o tom e admitiu que a ação, que terá início em 1º de agosto, deverá afetar o setor paulista. Além disso, propôs a união de esforços para “resolver a questão”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsonaro afirmou, no domingo (13.jul), não se comemorar com as consequências das tarifas sobre os produtores rurais e a população. Contudo, indicou, de maneira velada, que o afastamento seria a anistia aos participantes do 8 de Janeiro.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.