Grupo Refit é alvo de operação por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro
O Grupo Refit, que foi alvo de uma grande operação nesta quinta-feira (27), está sendo investigado por um esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis. De acordo com a Receita Federal, a empresa é a maior devedora de impostos do Brasil, com débitos que ultrapassam R$ 26 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Informações da Receita indicam que o grupo mantém vínculos financeiros com empresas e indivíduos relacionados à Operação Carbono Oculto, que investiga a infiltração do PCC (Primeiro Comando da Capital) e fraudes no setor de combustíveis.
Irregularidades na Refinaria de Manguinhos
A Refit é proprietária da Refinaria de Manguinhos, localizada no Rio de Janeiro, e controla várias empresas que atuam na distribuição e comercialização de combustíveis. Em setembro, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) interditou a refinaria devido a diversas irregularidades, como a suspeita de importação de gasolina não especificada rotulada como “nafta” e manobras para redução de carga tributária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, foram identificadas falhas nos controles operacionais, como medições de vazão e parâmetros de destilação. Contudo, em outubro, a ANP desinterditou a unidade após a empresa comprovar que atendeu a 10 dos 11 requisitos estabelecidos pela fiscalização.
Histórico da Refinaria e sua Importância
A Refinaria de Manguinhos, que passou por crises financeiras e mudanças societárias, foi reformulada em 2017, quando adotou o nome Refinaria Refit. Fundada em 1954, a refinaria é a primeira do setor privado no Rio de Janeiro e antecede a criação da Petrobras, que ocorreu em 1953.
LEIA TAMBÉM!
Embora o monopólio estatal do petróleo tenha sido consolidado anos depois, a pressão pela nacionalização levou à encampação de refinarias privadas, incluindo a Manguinhos, em 1963. No entanto, com o regime militar de 1964, o governo reverteu esse processo, restabelecendo a propriedade privada das refinarias.
Apesar de ter uma capacidade de processamento inferior à da Petrobras, a Refit desempenha um papel importante no abastecimento regional, especialmente no Sudeste, atendendo postos independentes e redes de pequeno e médio porte.
