Grupo Pátria vence leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná

Grupo Pátria vence leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná em 30/10/2025. Empresa investirá R$ 4,6 bilhões em 30 anos com desconto no pedágio.

30/10/2025 18:01

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(Imagem de reprodução da internet).

Grupo Pátria Vence Leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná

O Grupo Pátria, através da Reuna Rodovias Holding 2, conquistou a licitação do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná na quinta-feira, 30 de outubro de 2025. A empresa apresentou uma oferta com 23,83% de desconto na tarifa básica do pedágio e um aporte financeiro vinculado de R$ 399,4 milhões.

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O projeto de concessão totaliza R$ 4,6 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos. As obras incluem a duplicação de 239 quilômetros de rodovia, a construção de 20 quilômetros de vias marginais, 51 interseções em desnível e 12 quilômetros de ciclovias, além de outras melhorias e medidas de segurança viária.

Trajeto Estratégico e Benefícios

O Lote 5 abrange trechos das rodovias federais BR-158, BR-163, BR-369 e BR-467, além da rodovia estadual PR-317. O trajeto conecta o distrito de Floriano (em Maringá) a Cascavel, passando por Peabiru, Campo Mourão e Ubiratã. De Cascavel, segue até a divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, passando por Toledo e pela ponte sobre o rio Paraná, em Guaíra.

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Este corredor é estratégico para o escoamento da produção agroindustrial do noroeste e oeste do Paraná, facilitando o acesso ao Mato Grosso do Sul e ao Paraguai.

Investimentos e Melhorias

Durante o período de concessão, estão previstas as seguintes melhorias:

Leia também:

  • Duplicação: 239 km
  • Vias marginais: 20 km
  • Correção de traçado: 2 km
  • Contorno de Peabiru
  • Interseções em desnível: 51
  • Viadutos e obras de arte especiais: 7
  • Retornos e rotatórias: 17
  • Passarelas: 5
  • Ciclovias: 12 km

Desconto no Pedágio

O contrato inclui um desconto de 5% para motoristas que utilizarem o sistema de pagamento automático por tag, além do DUF (Desconto de Usuário Frequente) – mecanismo que reduz progressivamente o valor pago de pedágio ao longo de 30 dias para quem trafega diariamente pelo mesmo trecho.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.