Grupo Mateus Consolida Posicionamento no Mercado Retail
O Grupo Mateus encerrou o segundo trimestre de 2025 com a operação de 271 lojas, sem presença nas cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro. Apesar disso, a varejista, nascida de uma humilde mercearia no interior do Maranhão, se tornou uma das mais relevantes do setor. Por quatro anos consecutivos, ocupa a terceira posição em um ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), ficando atrás apenas de Carrefour, líder em lucros, e Assaí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desempenho Financeiro e Estratégia de Lucratividade
A empresa registrou um crescimento de 20% em seus lucros entre 2023 e 2024, o dobro da média do segmento. Em 2024, a estratégia da empresa focou na manutenção da lucratividade, mesmo com a queda no volume de vendas, conseguindo manter preços mais altos e proteger os resultados dos impactos do cenário econômico.
Expansão e Foco em Retorno
O CEO do grupo, Jesuino Martins, comentou: “Vivemos um momento ligeiramente deflacionário, mas isso continua sendo extremamente desafiador para a consistência dos nossos resultados. Considerando o cenário macroeconômico, é provável que isso persista e exija resiliência e cautela do mercado atacadista.” A empresa continua investindo em expansão, com a abertura de 11 novas lojas e a aquisição da Novo Atacarejo, outra rede do Nordeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visão Estratégica para o Futuro
Martins ressaltou: “Temos traçado planos com um olhar atento a lojas e regiões com os melhores indicadores de retorno. A necessidade estratégica de fortalecer a relevância da empresa nos impulsiona a continuar avançando, sempre atentos a novas oportunidades de negócio.” A expectativa é de que o crescimento acima do setor atacadista continue em 2025, com foco na lucratividade sem comprometer a expansão.
