Grupo Mateus supera concorrentes nacionais em supermercados do Nordeste
Mateus Group surpreende em região desafiadora, expandindo-se e ultrapassando empresas nacionais em lucros.
Grupo Mateus Consolida Posicionamento no Mercado Retail
O Grupo Mateus encerrou o segundo trimestre de 2025 com a operação de 271 lojas, sem presença nas cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro. Apesar disso, a varejista, nascida de uma humilde mercearia no interior do Maranhão, se tornou uma das mais relevantes do setor. Por quatro anos consecutivos, ocupa a terceira posição em um ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), ficando atrás apenas de Carrefour, líder em lucros, e Assaí.
Desempenho Financeiro e Estratégia de Lucratividade
A empresa registrou um crescimento de 20% em seus lucros entre 2023 e 2024, o dobro da média do segmento. Em 2024, a estratégia da empresa focou na manutenção da lucratividade, mesmo com a queda no volume de vendas, conseguindo manter preços mais altos e proteger os resultados dos impactos do cenário econômico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Expansão e Foco em Retorno
O CEO do grupo, Jesuino Martins, comentou: “Vivemos um momento ligeiramente deflacionário, mas isso continua sendo extremamente desafiador para a consistência dos nossos resultados. Considerando o cenário macroeconômico, é provável que isso persista e exija resiliência e cautela do mercado atacadista.” A empresa continua investindo em expansão, com a abertura de 11 novas lojas e a aquisição da Novo Atacarejo, outra rede do Nordeste.
Leia também:

Santos Brasil colhe os frutos de investimentos realizados há anos em expansão portuária

Palestina denuncia acordo de Gaza como “decepção da opinião pública global”

UN se torna inútil diante do genocídio palestino, diz analista. Amanda Harumy destaca fraqueza do multilateralismo e liderança crescente de Lula
Visão Estratégica para o Futuro
Martins ressaltou: “Temos traçado planos com um olhar atento a lojas e regiões com os melhores indicadores de retorno. A necessidade estratégica de fortalecer a relevância da empresa nos impulsiona a continuar avançando, sempre atentos a novas oportunidades de negócio.” A expectativa é de que o crescimento acima do setor atacadista continue em 2025, com foco na lucratividade sem comprometer a expansão.
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.