GRU Airport vence leilão para concessão de aeroportos regionais
A concessionária do GRU Airport, que opera o Aeroporto Internacional de Guarulhos, foi a grande vencedora do leilão promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O evento ocorreu na B3 na manhã desta quinta-feira (27) e visou a concessão de aeroportos regionais no Brasil, especialmente na Amazônia Legal e no Nordeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa arrematou 12 dos 13 aeroportos que receberam propostas, sendo a única interessada nas bases aéreas, com um deságio de 0%. Por outro lado, a Fraport Brasil, responsável pelo Aeroporto de Fortaleza, conquistou o aeroporto de Comandante Ariston Pessoa em Jericoacoara (CE), que foi o único ativo a receber mais de uma proposta, apresentando um deságio de 100%.
Aeroportos sob responsabilidade do GRU Airport
A GRU Airport ficará encarregada dos seguintes aeroportos, situados em diversos estados: Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rondônia e Tocantins. Os aeroportos são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Horácio de Matos (BA)
- Paulo Afonso (BA)
- Barreirinhas (MA)
- Porto Alegre do Norte (MT)
- Araripina (PE)
- Garanhuns (PE)
- Santa Magalhães (PE)
- Serra da Capivara/São Raimundo Nonato (PI)
- Canoa Quebrada (CE)
- Cacoal (RO)
- Vilhena (RO)
- Araguaína (TO)
O investimento total nas 13 concessões ultrapassará R$ 700 milhões, com foco na ampliação, manutenção e exploração das bases aéreas. A previsão inicial de investimentos era de R$ 1,35 bilhão, mas 6 dos 19 aeroportos não receberam propostas e não foram leiloados.
O leilão, realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, faz parte do Programa AmpliAR, que visa integrar aeroportos regionais ao modelo de concessão. Segundo Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, “o AmpliAR é uma solução inovadora para incluir aeroportos regionais estratégicos na transformação da infraestrutura aeroportuária”.
LEIA TAMBÉM!
Neste ano, já foram realizados 65 leilões pela bolsa de valores.
