Groenlândia rejeita controle dos EUA e reafirma compromisso com a Otan, garantindo defesa sob a aliança. Entenda a posição firme do país!
A Groenlândia declarou que não aceitará uma tentativa de controle por parte dos Estados Unidos “sob nenhuma circunstância”. O país está aumentando seus esforços para assegurar que a defesa do território ártico, rico em minerais, seja realizada sob a égide da Otan.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um comunicado divulgado na segunda-feira, o gabinete do primeiro-ministro da Groenlândia afirmou: “Os Estados Unidos reiteraram seu desejo de assumir o controle da Groenlândia. Isso é algo que a coalizão governamental da Groenlândia não pode aceitar sob nenhuma circunstância”.
O governo da Groenlândia, conhecido como Naalakkersuisut, reafirmou que o território continuará a ser parte da aliança de defesa da Otan “para sempre”. “A Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca. Como parte do Reino, a Groenlândia é membro da Otan e, portanto, a defesa da Groenlândia deve ser garantida por meio da Otan”, destacou o gabinete do primeiro-ministro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado também enfatizou que o governo “intensificará seus esforços para garantir que a defesa da Groenlândia seja conduzida dentro da Otan”. Essa declaração foi emitida após a mobilização de seis aliados europeus em relação à segurança no Ártico, ressaltando que a proteção deve ser “alcançada coletivamente, em conjunto com os aliados da Otan”.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.