Greve Ônibus Rio: Salários e Direitos em Jogo com Trabalhadores Irredutíveis!

Greve no Rio Ônibus! Funcionários exigem salários e paralisam 10 linhas. Veja os horários e linhas afetadas pela paralisação. Crise no setor!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A greve dos funcionários da Viação Real Auto Ônibus, iniciada na madrugada de segunda-feira (22 de dezembro de 2025), deve continuar nesta terça-feira (23 de dezembro). A empresa opera 10 linhas que atendem o centro do Rio de Janeiro, além de outras que cortam as zonas Sul e Sudoeste da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal motivo da paralisação é a falta de acordo sobre o pagamento de salários atrasados, vale-alimentação, FGTS e férias. “Os trabalhadores estão irredutíveis e só retornarão às atividades quando todos os seus direitos forem regularizados.

A situação é de grande preocupação”, declarou José Carlos Sacramento, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Linhas Afetadas

Durante a greve, algumas linhas sofreram interrupções ou tiveram sua circulação reduzida. As linhas 105 (Central x Alto Gávea), 108 (Jardim de Alah x Terminal Gentileza), 110 (Terminal Gentileza x Jardim de Alah), 112 (Terminal Gentileza x Alto Gávea), 181 (Rodoviária x São Conrado), 222 (Vila Isabel x Gamboa), 309 (Central x Terminal Alvorada), 432 (Vila Isabel x Gávea), 439 (Vila Isabel x Leblon), 460 (São Cristóvão x Leblon), 463 (São Cristóvão x Copacabana) e 538 (Rocinha x Leme foram as mais impactadas. As linhas 163 (Terminal Gentileza x Copacabana), 315 (Central x Recreio), 433 (Vila Isabel x Copacabana) e 548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada) operaram com circulação parcial.

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio orientou a população a utilizar o Metrô, VLT ou BRT para se deslocar entre os bairros afetados pela greve.

LEIA TAMBÉM!

Reações e Medidas

O Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus do Rio, e o Consórcio Intersul informaram que a paralisação reflete uma grave crise no setor. A Prefeitura do Rio solicitou reforço nas linhas 107, 109, 161, 169, 232, 409, 410, 435, 552, 583 e 584.

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile