O vice-presidente afirmou que as empresas argumentaram por “Pix para todos”; o setor foi mencionado por Trump ao impor tarifas.
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), declarou que representantes de empresas de tecnologia defenderam na segunda-feira (21.jul.2025) a ideia de “Pix para todos”. Ele se reuniu com os executivos das companhias para debater a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, proposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), a partir de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Pix simplificou significativamente a vida das pessoas e nada impede que outras empresas também o utilizem como forma de pagamento. Alckmin afirmou a jornalistas que é importante que seja gratuito.
Os Estados Unidos estão investigando o Pix, iniciado na terça-feira (15.jul) e que aponta para práticas comerciais brasileiras supostamente “desleiais”. As críticas americanas ao sistema de pagamento brasileiro podem ser explicadas pela concorrência com o WhatsApp Pay e com bandeiras de cartão de crédito norte-americanas, além de ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou um comitê interministerial para definir sua estratégia em relação à taxa de 50% sobre produtos brasileiros. Ele está consultando sugestões dos setores impactados pela taxa.
Estavam entre os nomes que participaram do encontro:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Poder360, Lula orientou os ministros a buscarem o diálogo com os empresários e a negociação de uma solução com os Estados Unidos.
A recente política tarifária dos Estados Unidos impacta diretamente a indústria e o agronegócio brasileiro. A administração Biden defende que as tarifas visam proteger a produção interna americana em setores considerados estratégicos.
Alckmin declarou que as grandes empresas de tecnologia representam importantes investidores no Brasil e que houve o compromisso de fornecer uma lista de questões para serem consideradas em diálogo com o governo brasileiro.
Na carta em que anunciou as tarifas de 50%, Trump mencionava ações do Judiciário brasileiro contra empresas americanas que operam no setor digital. Alckmin declarou que os Poderes são independentes, porém, estabeleceu um canal de diálogo com as empresas.
Elas são importantes investidoras no Brasil, demonstraram a importância do país, extremamente relevante em seu trabalho, e ficaram de nos encaminhar, na sequência, algumas questões que para elas são mais relevantes. Então abrimos um bom diálogo com as empresas de tecnologia.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.