GPA e foodtechs doam 11,4 mil toneladas de alimentos e 21 milhões de refeições
Varejista lança iniciativa com ONGs e celebra impacto socioambiental de combate ao desperdício de alimentos
Em um cenário onde o Brasil desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos anualmente, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) assume um papel de liderança, buscando reverter essa situação e inspirar o setor varejista com práticas inovadoras. Em parceria com as foodtechs Connecting Food e Food To Save, a rede já evitou o descarte de 11,4 mil toneladas de alimentos em perfeitas condições, que seriam destinados ao lixo. Essa iniciativa, que complementa aproximadamente 21 milhões de refeições para mais de 400 organizações sociais atendidas pelo Instituto Pão de Açúcar contra o desperdício, contribui para mitigar a insegurança alimentar que afeta milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, a união com a Food To Save, iniciada há pouco mais de um ano, possibilitou a recuperação de 268 toneladas de produtos através das “Sacolas Surpresa” – itens excedentes vendidos com desconto via aplicativo nas plataformas digitais do GPA. Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade do GPA, ressalta que essas ações estão alinhadas ao propósito da empresa: “Alimentar sonhos e vidas”.
“Acreditamos que as ações de responsabilidade social são de grande importância e geram um impacto significativo tanto para a empresa, como para as pessoas que são beneficiadas”, afirmou Renata.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As duas foodtechs atuam em frentes distintas, mas complementares. A Connecting Food se dedica à gestão da redistribuição de alimentos para organizações sociais, implementando processos e tecnologias que garantem doações seguras e transparentes. Priscila Socoloski, CEO da empresa, destaca que “Redistribuir alimentos que perderam valor comercial, mas continuam em perfeitas condições de consumo significa levar refeições nutritivas à mesa de milhares de pessoas e reduzir emissões de carbono provenientes do descarte em aterros”.
Por sua vez, a Food To Save conecta consumidores a produtos excedentes, estimulando o consumo consciente. Lucas Infante, CEO da empresa, complementa: “Cada sacola vendida representa uma escolha do consumidor e uma chance de evitar o desperdício. Trabalhar com o GPA potencializa nosso impacto e reafirma o papel do varejo como protagonista nessa mudança”.
Leia também:
Cubo Itaú lança programa inovador para acelerar startups de descarbonização industrial
Irã: Solo pode afundar 4 metros em 10 anos, alerta estudo
Jane Goodall, primatóloga, falece aos 91 anos após pioneirismo no estudo de primatas
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












