Governos da região Nordeste se encontrarão com o presidente Lula

Estados Unidos anunciam discussão sobre exportações brasileiras.

29/07/2025 22:00

2 min de leitura

Governos da região Nordeste se encontrarão com o presidente Lula
(Imagem de reprodução da internet).

Os governadores do Consórcio Nordeste se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília para debater a medida tarifária sobre as exportações brasileiras anunciada pelos EUA. O consórcio iniciou uma articulação emergencial com a APEXBrasil e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), visando proteger os setores produtivos da região e evitar prejuízos à economia e ao emprego nos estados nordestinos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa busca um maior alinhamento com o governo federal em relação às medidas a serem adotadas para lidar com a taxação. Os encontros estão programados para a terça-feira 5 e quarta-feira 6 da próxima semana, após o prazo estabelecido pelo governo americano para aplicar a taxa de 50% sobre todas as exportações brasileiras, na sexta-feira 1º.

As tarifas americanas afetam diretamente setores produtivos estratégicos do Nordeste, incluindo fruticultura, apicultura, o setor têxtil, da calcário, metalmecânico e a indústria automotiva.

Leia também:

O Consórcio Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Rafael Fonteles.

A articulação detalhou que está realizando um levantamento técnico dos impactos por estado e por setor, calculando perdas econômicas e identificando empresas e produtos afetados. A sugestão é explorar novos mercados, fortalecer a abrangência das exportações e ligar os produtos nordestinos a vias internacionais inéditas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a pauta divulgada pela entidade, na terça-feira pela manhã, os governadores participarão da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselho, onde o presidente Lula discutirá os efeitos das tarifas norte-americanas.

Posteriormente, no período da tarde, ocorrerá a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Já na quarta-feira, realizará-se uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças, concluiu Rafael Fonteles.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)