Governo se manifesta em apoio a Lula diante de risco de aumento de tarifas dos Estados Unidos

No Espírito Santo, AGU, Casa Civil e Desenvolvimento Agrário manifestaram críticas aos opositores e à medida de aumento tarifário imposta por Trump.

11/07/2025 13:55

2 min de leitura

11.07.2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de apresentação dos avanços do Novo Acordo Rio Doce no Espírito Santo, no Parque de Exposições de Linhares. Na foto (da esquerda para a direita): Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Advogado-Geral da União, Jorge Messias. Linhares - ES.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
11.07.2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Rui Costa (Casa Civil), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) manifestaram apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a declaração do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), que anunciou a intenção de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), também manifestou apoio ao petista. Os quatro participaram na sexta-feira (5.jul.2025) de ato no Espírito Santo para anunciar um novo acordo voltado aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

“Muitos carregavam em campanhas eleitorais recentes a bandeira do Brasil nas costas para indicar que eram brasileiros de verdade, mas agora, com o ataque, sabemos quem são os brasileiros e quem são os traidores da pátria”, declarou Costa.

Leia também:

O PT lançou nesta sexta-feira uma campanha publicitária para responder às tarifas anunciadas por Donald Trump (Partido Republicano) de 50% para todos os produtos brasileiros a partir de agosto. Batizada de “Defenda o Brasil”, a campanha pede que a militância compartilhe as peças que são contra “traidores da Pátria” e “falsos patriotas”.

A publicidade enfatiza que traidores da pátria empregam os símbolos nacionais, mas não deixam de atacar o próprio país. União do povo e das instituições é fundamental para proteger o país, declarou a sigla, por meio de sua assessoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Paulo Teixeira afirmou que “se cada um que tiver para ser condenado na Justiça brasileira foi pedir para o Trump aumentar as tarifas dos produtos brasileiros, vai para 5.000 ou 50 mil, 500 mil a tarifa”. Portanto, não é assim que se enfrenta a justiça. Se enfrenta a justiça se defendendo e quem cometeu um crime tem que pagar pelos crimes que cometeu.

As declarações foram acompanhadas de gritos de “sem anistia” por parte da plateia, formada por apoiadores do governo. Anteriormente, houve gritos de “em 2026, é Lula outra vez”.

Teixeira declarou que estão com o presidente Lula para defender o Brasil desse ataque à soberania nacional promovido pelo presidente dos Estados Unidos, e que seria melhor para ele se associar a melhores companhias, considerando que ele se encontra mal acompanhado com alguns brasileiros que desejam fugir para os Estados Unidos.

Ao se pronunciar, o governador do Espírito Santo declarou-se plenamente coerente com a posição do governo em defender a soberania nacional, demonstrar cautela e evitar uma guerra tarifária com os Estados Unidos.

Não se pode estabelecer uma competição de tarifas. Assume um valor de tarifa de um lado e outro. A posição do governo é uma posição correta, posição de quem está avaliando, dentro do prazo que tem, na organização mundial do comércio, no diálogo com os setores da sociedade brasileira, qual é a melhor posição para fazer a defesa do povo brasileiro.

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.