Governo se encontra com empresas chinesas para discutir 1° leilão de baterias

Ministro Alexandre Silveira se reuniu com empresários do setor energético para captar investimentos internacionais para o certame.

24/10/2025 8:17

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ministro de Minas e Energia do Brasil em Missão na Ásia

Durante a missão oficial do Brasil à Ásia, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou de diversas reuniões bilaterais com empresas chinesas do setor energético. O objetivo é buscar investimentos internacionais para o primeiro leilão de baterias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os encontros, realizados na sexta-feira (24), contaram com a presença de representantes da Huawei Digital Power, BYD, CATL, Envision, Sungrow, HyperStrong e Hithium Energy Storage. As empresas apresentaram ao Brasil soluções e modelos de cooperação tecnológica focados no uso de baterias em larga escala e redes inteligentes.

Leilão de Baterias em 2023

O Ministério de Minas e Energia planeja realizar o primeiro leilão de baterias ainda este ano. O evento será parte do Leilão de Reserva de Capacidade, um modelo regulatório que garante a disponibilidade de potência elétrica ao sistema nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa edição do leilão incluirá um produto específico voltado para sistemas de armazenamento de energia. A iniciativa permitirá a contratação de sistemas de armazenamento em baterias, aumentando a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional e promovendo maior integração das fontes renováveis, como solar e eólica.

Silveira faz parte da missão oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Ásia, que abrange agendas na Indonésia e na Malásia.

Leia também:

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.