Governo Lula lança licitação de R$ 98 milhões para ações de comunicação digital
A licitação anterior da Secom, que somava quase R$ 200 milhões, foi cancelada devido a suspeitas de fraude.

A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) lançou novo edital para contratar três empresas responsáveis pela gestão da comunicação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O processo envolve um investimento de R$ 98,3 milhões, com contrato de 12 meses, passível de prorrogação.
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A iniciativa substitui a licitação anterior de R$ 197,7 milhões que o TCU suspendeu em junho de 2024 após identificar indícios de fraude, decorrentes de um suposto vazamento das propostas das licitantes. Em agosto do ano anterior, a licitação foi revogada.
Na época da licitação anterior, a Secom era comandada por Paulo Pimenta. Atualmente, o ministro Sidônio Palmeira é o titular da secretaria.
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Em abril, Sidônio afirmou que duas questões estruturais justificavam parte da perda de apoio ao governo federal: o avanço da “extrema-direita” nas redes sociais, com a disseminação de discursos de ódio e notícias falsas, e a falta de uma narrativa consistente sobre a situação do país durante o governo Lula.
Conforme o edital (integral – PDF – 749 kB), as empresas contratadas serão responsáveis por:
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A licitação ocorre em um momento em que o governo federal está reformulando sua estratégia de comunicação. A gestão Lula tem se concentrado em temas como a defesa da tributação dos mais ricos e na divulgação de ações do Planalto direcionadas à população de baixa renda.
Em um dos documentos de orientação para as empresas interessadas no edital, o governo afirma que, “ao invés de focar exclusivamente em uma campanha ou em ações contra desinformação e fake news, esta licitação busca proativamente apresentar à população os benefícios concretos das políticas públicas, com uma linguagem acessível, envolvente, inspiradora e contínua”. Eis a íntegra (PDF – 125 kB).
O governo não visa desenvolver campanhas isoladas, mas sim estabelecer um trabalho contínuo de produção de conteúdo e planejamento de comunicação para os canais digitais do Planalto, com foco nas plataformas Pinterest, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai.
A agência selecionada deverá apresentar uma estratégia criativa e eficiente de comunicação que promova o engajamento espontâneo e a expansão do alcance das mensagens institucionais do governo, levando em conta as características da linguagem, o formato e o comportamento dos usuários em cada uma das redes sociais.
O período para submissão das propostas para a nova licitação iniciou na terça-feira (15.jul.2025) e se estende até 2 de setembro.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.