Governo Lula intensifica defesa do Pix após investigação nos Estados Unidos

“O Pix é nosso, meu amigo”, afirma o Executivo na campanha; o escritório dos EUA anunciou que investiga o meio de pagamento eletrônico com base na legis…

17/07/2025 0:51

2 min de leitura

Governo Lula intensifica defesa do Pix após investigação nos Estados Unidos
(Imagem de reprodução da internet).

Após o governo dos Estados Unidos iniciar uma investigação sobre práticas consideradas “desleais” no Brasil e acusar o país de favorecer serviços de pagamento eletrônico, como o Pix, o governo brasileiro defendeu a ferramenta nesta quarta-feira (16) por meio de uma campanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, nas redes sociais, uma imagem com a frase: “O Pix é nosso, meu amigo”. Na legenda da publicação, é declarado que “O Pix é dos brasileiros” e que “O Brasil é soberano”.

O Pix é do Brasil e dos brasileiros! Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu? Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas.

Leia também:

“Portanto, o Brasil é que? Soberano. E tem muito orgulho dos mais de 175 milhões de usuários do Pix, que já é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros”, continua o post.

Na terça-feira passada (15), a equipe do USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) começou uma investigação contra o Brasil, utilizando a legislação comercial norte-americana, que prevê sanções a países considerados desleais nas trocas comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Estados Unidos apontam uma variedade de ações consideradas antiéticas em setores como comércio eletrônico, tarifas de importação, combate à corrupção, proteção da propriedade intelectual, mercado de etanol e desmatamento ilegal.

O governo brasileiro busca restabelecer sua imagem pública em meio à disputa comercial com os Estados Unidos.

Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, aponta que o governo Lula registrou queda na desaprovação. O levantamento indica que 53% dos entrevistados desaprovam a terceira administração do petista (em maio eram 57%), enquanto a aprovação é de 43%, uma alta de três pontos percentuais em relação à última medição.

O presidente do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), reduziu a importância da busca por apoio popular do governo Lula.

“Vejo recuperação se o governo conseguir obter resultados além da margem de erro e também reduzir a rejeição além da margem de erro”, declarou o deputado, que ainda acrescenta que “não há motivos de desespero” para o PL.

Publicado por Leticia Martins, com informações de Pedro Venceslau

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.