Governo lança empresa portuária para o Porto de Itajaí com investimento de R$ 844 milhões

O ministro Costa Filho anunciou medida durante cerimônia com Lula na retomada das operações do terminal.

30/05/2025 17:29

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Governo lança empresa portuária para o Porto de Itajaí com investimento de R$ 844 milhões
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a criação de uma companhia de docas federal para o Porto de Itajaí (SC). A ação foi apresentada na quinta-feira (29.mai.2025) durante cerimônia de retomada das operações do terminal catarinense. O governo pretende investir R$ 844 milhões na modernização e expansão da capacidade do terminal.

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Será enviada uma ação provisória que converterá o Porto de Itajaí em uma doca autônoma e um porto federal.

A decisão se dá após a retomada da gestão pelo governo federal em janeiro de 2025. O terminal teve suas atividades suspensas em 2022 e atualmente é operado pela JBS por meio de um contrato temporário que teve início em outubro. A JBS investiu R$ 130 milhões no porto desde que assumiu sua operação.

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O ministro declarou ser “importante registrar que o presidente Lula determinou que apresentassem um plano de investimentos” e que “será pelas mãos do presidente Lula” que irão fazer em Itajaí o maior volume de investimentos da história do porto.

A cerimônia teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do empresário Wesley Batista da JBS, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da ministra da Secretaria das Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard e da diretora da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Flavia Takafashi.

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O Porto de Itajaí constitui um local crucial para o descarregamento de mercadorias brasileiras, notadamente carne. Após a cessão temporária à JBS, o governo federal transferiu a administração do porto para a APS (Autoridade Portuária de Santos), que é uma empresa estatal federal.

Wesley Batista, representante da JBS, afirmou que o terminal é importante para as exportações brasileiras, pois aproximadamente 50% do frango e da carne suína exportados pelo Brasil partem de Itaguaí. “O Brasil precisa ter portos para escoar toda a produção brasileira”, declarou.

Batista declarou que “em dois ou três meses, o porto funcionará em sua capacidade máxima”.

Os projetos previstos no arrendamento definitivo abrangem a readequação dos portos de Navegantes (SC), obras de contenção, requalificação da margem do canal e da bacia de evolução. O plano também contempla a construção de um píer para navios de cruzeiro, modernização dos gates e integração com a Receita Federal.

A partir de junho, o terminal contará com novas rotas internacionais. A JBS comunicou que a rota otimizará a exportação de produtos como madeira, carne congelada, cerâmica e maquinários, e a importação de plásticos, borrachas e produtos químicos. A chegada da linha Mercosul Line CMA CGM em junho também reforça a conectividade do terminal.

A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) apresentou uma proposta para o novo arrendamento do maior terminal de contêineres da América Latina, no Porto de Santos. A proposta, já encaminhada ao TCU (Tribunal de Contas da União), sugere restrições a concorrentes que já operam em Santos.

Fonte por: Poder 360

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.