Governo ganha força em pesquisa sobre atos de anistia e blindagem

Levantamento aponta 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, coletado entre 2 e 5 de outubro, com margem de erro de 2%.

08/10/2025 7:12

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Avaliação do Governo Lula Após Manifestações

Após as recentes manifestações contra o PL da Anistia e a PEC da Blindagem em 21 de setembro, 39% dos brasileiros avaliam que o governo Lula (PT) saiu mais forte. Os dados são provenientes de uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8).

Distribuição das Opiniões

De acordo com o levantamento, outros 9% dos entrevistados consideram que o governo não saiu nem forte, nem fraco. Adicionalmente, 30% avaliaram que o governo saiu enfraquecido, enquanto 22% não apresentaram uma opinião clara ou não responderam à pergunta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Opiniões por Alinhamento Político

A percepção de que o governo saiu fortalecido é predominante entre aqueles que se identificam como lulistas (66%) e de esquerda, mas não lulistas (62%). Por outro lado, a avaliação de que o governo saiu enfraquecido é mais presente, embora em menor escala, entre bolsonaristas (56%) e pessoas que se definem como de direita, mas não bolsonaristas (45%).

Leia também:

Opiniões de Indefinidos

Em relação a indivíduos que não possuem uma definição política clara, 29% consideram que o governo saiu forte, 13% avaliam que não saiu nem forte, nem fraco, e 26% o consideram fraco.

Metodologia e Margem de Erro

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros aptos a votar (com 16 anos ou mais) entre 2 e 5 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A margem de erro geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com variações específicas para diferentes grupos sociodemográficos: cinco pontos para lulistas e direita não bolsonarista, seis pontos para esquerda não lulista e bolsonaristas, e quatro pontos para quem não tem posicionamento.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.