O Ministério das Relações Exteriores do Brasil elevou o tom e criticou as manifestações do Departamento de Estado e da embaixada norte-americana sobre o Supremo Tribunal Federal. Em nota oficial, divulgada nesta terça-feira (15.jul.2025), o Itamaraty classificou as declarações como “intromissão indevida e inaceitável”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na véspera, o subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattie, criticou o ministro do STF Alexandre de Moraes por “ataques ao [ex-presidente] Jair Bolsonaro [PL], à liberdade de expressão e ao comércio norte-americano”. Ele também se referiu ao STF como “Suprema Corte de Moraes”.
Bolsonaro está réu em um processo criminal no Supremo sob acusação de tentativa de golpe de Estado após perder as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As manifestações não correspondem aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, caracterizados por respeito mútuo.
O governo brasileiro pretende manter o diálogo comercial em relação às tarifas, visando beneficiar as economias, setores produtivos e populações de ambos os países. O Itamaraty também afirmou que a “política equivocada” das questões comerciais não é responsabilidade do Brasil.
LEIA TAMBÉM!
Fonte por: Poder 360
