Governo em alta, com nota crítica direcionada aos EUA

O comunicado responde ao Departamento de Estado e à embaixada norte-americana, mencionando “intrusão inadequada e inaceitável”.

15/07/2025 18:05

1 min de leitura

Governo em alta, com nota crítica direcionada aos EUA
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou recentes declarações de integrantes do governo dos Estados Unidos como “intromissão indevida e inaceitável”. Para o Itamaraty, a atitude do governo do presidente norte-americano, Donald Trump (republicano), não condiz com os 200 anos de relação de respeito e amizade entre os dois países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na véspera, o subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, Darren Beattie, declarou em X (ex-Twitter) sobre “ataques ao [ex-presidente] Jair Bolsonaro [PL], à liberdade de expressão e ao comércio norte-americano”. No mesmo dia, também na rede de Elon Musk, a embaixada mencionou diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal de Justiça e Turismo.

Leia a íntegra da nota do Itamaraty.

Leia também:

O governo brasileiro condena e rejeita, mais uma vez, as declarações do Departamento de Estado norte-americano e da embaixada naquele país em Brasília, que qualificam como nova ingerência inadequada e inaceitável em assuntos de competência do Poder Judiciário brasileiro. Tais manifestações não correspondem aos 200 anos de relação de respeito e amizade entre os dois países.

O Brasil tem negociado com autoridades norte-americanas, desde março, questões relativas a tarifas de interesse mútuo e está disposto a dar seguimento a esse diálogo, em benefício das economias, dos setores produtivos e das populações de ambos os países. A equivocada politização do assunto não é de responsabilidade do Brasil, país democrático cuja soberania não está e nem estará jamais na mesa de qualquer negociação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.