Governo dos EUA Lança Programa para Atração de Talentos em Tecnologia
O governo dos Estados Unidos anunciou um novo programa voltado para a contratação e desenvolvimento de jovens profissionais, com o objetivo de atrair especialistas em tecnologia e inteligência artificial para o setor público. Essa iniciativa faz parte dos esforços da administração Trump para modernizar os sistemas governamentais e se manter competitivo na corrida tecnológica global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Intitulada “Força Tecnológica dos EUA”, a proposta busca preencher a lacuna de talentos técnicos no governo, conforme destacou Scott Kupor, diretor do OPM (Escritório de Gestão de Pessoal), que está à frente do projeto. A iniciativa surge em um contexto de intensa concorrência por profissionais de IA, onde empresas de tecnologia oferecem salários atrativos e benefícios para captar os melhores engenheiros e pesquisadores.
Contratações e Parcerias
O OPM planeja recrutar um grupo inicial de 1.000 profissionais, incluindo engenheiros de software, cientistas de dados e especialistas em IA em início de carreira, que serão alocados em diversas agências governamentais ao longo de um programa de dois anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o OPM buscará parcerias com empresas de tecnologia para indicar gerentes em início de carreira que possam se licenciar de seus cargos no setor privado para integrar a Força Tecnológica.
“Se você está considerando uma carreira em tecnologia a longo prazo, não há desafios mais complexos do que os que enfrentamos no governo federal”, afirmou Kupor em uma teleconferência com jornalistas antes do anúncio do programa, realizado na segunda-feira (15).
LEIA TAMBÉM!
Projetos e Expectativas
Os membros da nova Força Tecnológica dos EUA atuarão diretamente em projetos definidos por cada agência. O OPM realizará uma análise inicial e uma avaliação técnica dos candidatos, recomendando os selecionados para entrevistas finais. As inscrições para o programa abrem na próxima segunda-feira, e a expectativa é que a maioria dos integrantes da primeira turma esteja alocada em funções até o primeiro trimestre de 2026.
Os participantes trabalharão em iniciativas como a integração de IA em drones e armamentos no Departamento de Defesa, o desenvolvimento da plataforma Trump Accounts no Serviço de Receita Federal e o uso de IA para aprimorar a inteligência no Departamento de Estado.
Ao longo do programa, o OPM planeja trazer líderes do Vale do Silício para palestras e firmar parcerias com cerca de 25 empresas de tecnologia para oferecer mentoria aos participantes.
Salários e Oportunidades
Os salários para os membros da Força Tecnológica devem variar entre US$ 130.000 e US$ 195.000. Kupor ressaltou a importância de ser competitivo em termos de remuneração, dada a intensa concorrência por talentos nessas áreas. Ele também destacou que os candidatos terão a oportunidade de enfrentar problemas complexos e, ao final do programa, poderão retornar ao setor privado, maximizando seu potencial financeiro.
